x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 178

Retificação de DCTF com imposto compensado via DComp

João

João

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 12:01

Bom dia,

Estou fazendo a retificação na DCTF de IRPJ e CSLL de alguns períodos de 2022. Os impostos foram pagos normalmente, mas devido a um incentivo fiscal vamos precisar diminuir os valores na DCTF e posteriormente pedir ressarcimento.

Alguns desses impostos foram efetivamente pagos, portanto estou diminuindo o valor do débito e o valor pago do débito na aba Pagamento, ambos para o valor correto após o benefício, esses estão OK. O problema está no imposto que foi totalmente compensado via DComp.

Se eu acabar diminuindo o valor do débito (para deixar o valor correto), também vou precisar diminuir o valor compensado, que já foi informado na DComp.
Nesse caso, vou precisar retificar a DComp também? Quais problemas podem decorrer disso? Ou posso deixar a DComp sem retificação (alterando somente a DCTF) que a RFB vai entender?

Grato

João

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.