x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 206

IMPOSTO DE RENDA RRA - PRECATORIO INSS -

Pedro

Pedro

Bronze DIVISÃO 3, Apontador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 20 março 2023 | 12:56

Bom dia. Por  gentileza podem me ajudar ? (sou aposentado recebi precatorio parcial em setembro2022 via Bco Brasil onde no e-cac mostra somente o valor a mim creditado , nenhum valor em dedução/imposto/despesa , ou seja mesmo valor liquido que recebi ) .Peço ajuda p.f.; Não sei como declarar no meu IRPF 2023.  Na ficha "rend.receb. acumuladamente" na opção ajuste anual se eu INFORMO/ou NÃO , um valor qualquer para "valor receb. de juros"(ainda vou na agencia BB pedir o valor de juros mora) meu imposto a pagar não se altera e é alto, mesmo porque soma com outros rendimentos (aposentadoria INSS) e cai numa aliquota de 22,62%.
Diferentemente se faço a outra opção (acumuladamente) "tributação exc.fonte" com esses mesmos dados,mas  agora informando o NM(numero meses que a ficha pede): 107,0 ; o resultado na ficha "imposto devido RRA" agora mostra mesmo valor alto(que foi acrescido na opção ajuste anual) ,porem clicando nesse valor("imposto devido RRA"), ele muda pra 0,00 e meu imposto a pagar não se altera  ficando normal , aliquota 16,47% como se não houvesse nenhum RRA ! Agradeceria muito ajuda , Pedro

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Segunda-Feira | 20 março 2023 | 17:13

O senhor precisa levantar, talvez com o advogado que moveu a ação, quais foram os rendimentos pagos no precatório, separando o que é tributável e o que é isento e não tributável perante o IR e se houve retenção de impostos.
Dessa forma, poderá informar corretamente nas fichas da declaração, parte em RRA e parte em RINT. 

Pedro

Pedro

Bronze DIVISÃO 3, Apontador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 20 março 2023 | 19:13

Obrigado João.  Tá difícil .... fui no b brasil so consegui comprovante do TED que recebi . Mais nada.  Liguei no escritório advocacia. Consegui oficio requisitório  que não esclarece nada. Recebi sugestão de procurar um contador ....  vou  fazer isso.  Que pais vivemos !!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.