x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 25.424

Recuperação de Arquivo .DEC do IRPF

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 12:15

Olá,

Tenho um cliente que me solicitou para retificar a declaração de IR de 2022 (2021). Acontece que eu não fiz a declaração dele, então ele só tinha o PDF.

Acessei o e-Cac (Meu Imposto de Renda) e baixei os arquivos da declaração. Mas o portal só baixa os arquivos DEC e REC, não há nenhum arquivo DBK. E quando tento restaurar o arquivo REC o programa informa que o arquivo está corrompido.

Lembrando que não estou tentando fazer a declaração de 2023 (2022), mas sim retificar a declaração de 2022 (2021)

Muito obrigado.

Eric Pires da Silva

Eric Pires da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 14:05

Boa tarde.

Se o cliente tem o PDF da declaração, em ultimo caso você pode fazer a retificação manualmente, só colocar o nº do recibo da declaração original de 22/21, copia todas as informações que foram declaradas e corrige  as informações que estão erradas, depois é só transmitir a retificadora, não tem erro.

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 14:59

Márlus, boa tarde.

Muito obrigado pela respsta. Porém só consigo importar no programa de 2022/21 um arquivo da declaração de 2021/20 (daquela forma em que o sistema puxa os dados das declarações de anos anteriores).

Há uma outra forma de importar a declaração do próprio ano? Sabe dizer o caminho?

Obrigado.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 15:24

Rodrigo

tente baixar novamente nos arquivos

passei errado a informação de importar

é na opção  ferramentas  - cópia de segurança -> restaurar   - LOCALIZAR  o arquivo .DEC

se der certo ,  vai restaurar como TRANSMITIDA,  depois só entrar para a retificação

Márlus

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 19:06

Consegui restaurar colocando o arquivo .DEC na mesma pasta das demais declarações gravadas, mas sem o arquivo .REC na mesma pasta. 

O processo foi o de restaurar backup mesmo, mas reforço que o arquivo .REC não pode estar dentro da pasta.

Dante Bueno

Dante Bueno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 1 ano Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 09:15

Bom dia!
estou com problema parecido, a dec ja estava em preenchimento e parou de abrir, o arquivo que ja estava na pasta aplicacao corrompeu, nao contendo um arquivo na pasta gravadas e como nao tava transmitida tbm nao estava na transmitidas, tentei restaurar o arquivo mas nao da certo, informa corrompida, em resumo, dessa declaracao so possuo arquivos .BKP .CONF e .XML. Acho que vou ter que perder o o arquivo que ja foi preenchido e importar de novo do 2022.

Luis Cláudio Nascimento Ferreira

Luis Cláudio Nascimento Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Chefe Recursos Humanos
há 1 ano Segunda-Feira | 29 maio 2023 | 12:27

Boa tarde Dante.

Conseguiu resolver o problema com a dec em preenchimento que sumiu?
Aconteceu a mesma coisa comigo. 5 declarações em preenchimento simplesmente sumiram porém todas estão com arquivos na pasta .midas da pasta gravadas. 
Não consigo recuperar de jeito algum. Alguma solução?
Obrigado!

Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Rede
há 43 semanas Quarta-Feira | 20 setembro 2023 | 10:29

Bom dia para todos,

Muiro obrigado ao Amigo que deu a solução para a importação da DECLARAÇÃO, temos que restaurar o backup vindo da receita, retirando o aqruivo . REC  do local que se encontra o arquivo .DEC, dae restaura sem problemas,, 

Luiz Eduardo
Analista de TI
Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Rede
há 43 semanas Quarta-Feira | 20 setembro 2023 | 10:30

Bom dia para todos,

Muiro obrigado ao Amigo que deu a solução para a importação da DECLARAÇÃO, temos que restaurar o backup vindo da receita, retirando o aqruivo . REC  do local que se encontra o arquivo .DEC, dae restaura sem problemas,, 

Luiz Eduardo
Analista de TI

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.