x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 129

Declaração de IRPF de dependente sem retenção

Lucas Felipe Soares Pereira

Lucas Felipe Soares Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 1 ano Sábado | 1 abril 2023 | 13:59

Boa tarde.

Poderiam me auxiliar com uma dúvida?
Estou realizando a declaração de uma pessoa cujo dependente não é obrigado a declarar, porém, possui pró-labore sem retenção de IR (um salário mínimo) e possui participação societária (20 mil reais), além disso, muitos gastos com saúde.
Devo declarar o pró-labore como rendimento recebido de PJ, sendo que não é tributável?
Devo declarar os bens (participação societária)?
Ou posso declarar somente o pagamento com saúde?

Obrigado!

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Segunda-Feira | 3 abril 2023 | 13:36

Boa tarde!

Rendimento de pró labore é sim, tributável. O fato de não ter tido retenção de IR deve-se a fato de não ter atingido o valor para tal.

Respondendo ao seu questionamento.

Deve declarar o rendimento de pró-labore.
deve declarar os bens, direitos e obrigações, deste dependente, se for o caso. 

A renda do pró-labore vai somar com a renda do titular da declaração, aumentando o imposto a pagar ou diminuindo a restituição.

Cabe verificar se vale ou não a pena manter o dependente.

Lucas Felipe Soares Pereira

Lucas Felipe Soares Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 1 ano Segunda-Feira | 3 abril 2023 | 19:52

Ótimo, obrigado pela resposta.

Estava avaliando a declaração do ano anterior e observei que este mesmo dependente, que já possuía pro-labore, foi declarado como dependente, e foi declarado somente os pagamentos, sem detalhamento da renda e dos bens, achei bem estranho e como sou novo nisso preferi tirar a dúvida.

Marcio de Dios Romar

Marcio de Dios Romar

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 15:38

No caso de dependente ser incluído na declaração de IR 2023, na inclusão dos Bens e direitos deve-se informar situação ao final de 2021 de bens já existentes?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.