x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.063

IRPF 2023 - Declarar reembolso de despesa médica paga ao longo de 2 anos

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Domingo | 2 abril 2023 | 22:09

Boa noite, tudo bem?

Fiz tratamento com um psicólogo ao longo de 2021, sendo (apenas exemplo para facilitar, não é o valor exato) 10 sessões de R$ 100, totalizando um custo de R$ 1000. Entretanto, o psicólogo em questão emitiu a nota fiscal referente a uma das sessões apenas em 2022. Sendo assim, na declaração do IRPF 2022, eu declarei apenas R$ 900, pois era o valor que eu tinha como comprovar que foi pago, e deixei os R$ 100 restantes para a declaração de 2023.

Porém, o que complica nessa história é que após receber todas as NFs, eu solicitei reembolso ao convênio, que me reembolsou parcialmente o valor em 2022, e estou sem saber como declarar isso nas fichas do IRPF 2023, pois quando digito o valor que veio no informe de rendimentos do plano de saúde, o programa me retorna erro de "parcela não dedutível maior que o valor pago".

Alguém saberia me dizer como declaro essa situação?

Obrigada desde já.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Terça-Feira | 4 abril 2023 | 09:44

Bom dia, Ana Júlia.
Quando o reembolso dos gastos com saúde ocorre no ano-calendário seguinte, você deverá informar esse valor, na próxima declaração, na ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.