x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.734

IRPF 2023 - Despesas Médicas - NF - Dúvida

Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 10 abril 2023 | 15:48

Boa tarde,


Ano passado gastei algo em torno de R$ 18.000,00 com despesas médicas para a minha esposa (cirurgia, exames, consultas).
Foram geradas alguns NF no meu CPF e outras no dela.

As que estavam no meu CPF, eu coloquei no meu IR.
As que estavam na dela, coloquei no IR dela.

Hoje fui checar o status da restituição e consta que cai na malha fina.
As pendencias são relacionadas justamente as despesas médicas.
Pelo que entendi, as empresas e médicos não colocaram os pagamentos que fiz na declaração deles e agora preciso comprovar para a receita que realmente houve pagamento e prestação de serviço.

Informação importante: minha esposa não é minha dependente.

Dúvidas:

1. Nas NFs constam meu nome e CPF no campo "Tomador de Serviços", porém, no campo "Discriminação dos Serviços", consta o nome da minha esposa como paciente. Existe algum problema? A Receita checa o campo "Discriminação"?

2. Há a possibilidade de eu ter caido na malha fina porque, normalmente, as empresas demoram para enviar o imposto de renda e por isso que a receita não conseguiu fazer o cruzamento de dados?


Obrigado pela ajuda!



Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Terça-Feira | 11 abril 2023 | 17:45

Boa tarde !
Com certeza as despesas foram informadas todas no CPF da sua esposa, pois foi ela a "paciente" independente de quem tenha pago as despesas.

2. Há a possibilidade de eu ter caido na malha fina porque, normalmente, as empresas demoram para enviar o imposto de renda e por isso que a receita não conseguiu fazer o cruzamento de dados?
Não é isso,  as empresas de saúde ja entregaram a DMED com as informações para a Receita Federal, 

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
jose carlos

Jose Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 11 abril 2023 | 17:58

Quanto à questão das NFs, o correto seria que as notas fiscais de serviços médicos constassem o CPF da pessoa que efetivamente pagou pelas despesas médicas. Porém, como as notas fiscais possuem o seu nome e CPF como tomador de serviços, é possível que a Receita Federal verifique essas informações e confirme que os valores declarados nas suas declarações de Imposto de Renda correspondem às despesas médicas efetivamente pagas.Quanto à informação da discriminação, geralmente a Receita Federal considera o campo "Discriminação" para confirmar se os serviços descritos nas notas fiscais correspondem às despesas médicas efetivamente pagas.
A demora na entrega do imposto de renda por parte das empresas e profissionais de saúde que prestaram serviços médicos pode ter afetado o cruzamento de informações pela Receita Federal. No entanto, é importante ressaltar que a responsabilidade pela correta declaração das informações e pelo envio do imposto de renda é dos prestadores de serviços médicos e das empresas, e não do contribuinte.Para resolver as pendências relacionadas às despesas médicas e comprovar que os pagamentos foram realizados, é importante que você apresente os documentos que comprovem os pagamentos, como comprovantes bancários, recibos e notas fiscais, para a Receita Federal.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 12 abril 2023 | 08:35

Olá, Diego

Tivemos um caso aqui, onde a receita colocou o cliente em malha, devido mesma questão de notas, orientamos a cliente ir na receita e solicitar informações relativas ao questionamento, ela apresentou as notas e justificativas e a RFB liberou a declaração dela, no caso dela, apenas atrasou a restituição, mas recebeu posteriormente

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.