x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 119

Pagamento de Pensão Alimentícia - IRRF 2023

KESLIO ANDRE LOPES DOS SANTOS

Keslio Andre Lopes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 1 ano Segunda-Feira | 10 abril 2023 | 15:59

Olá, me separei em 2020 e desde então pago pensão alimentícia no valor de 1200, conforme decisão no processo judicial. Também pago planos de saúde e dental e em 2021e 2022 declarei o valor pago de pensão e os gastos de saúde da minha filha como Alimentando, conforme a decisão.

Ano passado passei a pagar um valor maior de pensão (de 1200 para 1300),  o valor é depositado direto na conta da mãe da minha filha. Fiz minha declaração normalmente esse ano com esse valor a maior, porém caí na malha fina no valor da pensão e também no valor dos planos pago e entre as possíveis causas da malha, consta que pode não haver uma decisão judicial (não sei se a receita tem essa informação) ou eu ter declarado um valor maior que o que consta na decisão.

Esse aumento de valor teria que ter uma nova decisão judicial, mesmo na decisão constando que o valor é um percentual em cima do salário? O que me aconselham a fazer?
Desde já, obrigado.

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 16:08

Boa tarde,
Tenho visto alguns casos que a receita tem colocado em malha deduções acima de R$ 15.000,00, tenho duas trancadas, uma pessoa que fez tratamento dentário de R$ 22.000,00 e outra cirurgia de R$ 17.000,00, ambas retidas em malha, acredito que a RFB esteja com uma faixa de corte, pois uma despesa de R$ 11.000,00 passou em outro cliente. Sugiro guardar os documentos comprobatórios e a aguardar conforme consta na malha no eCAC.
Dos planos confirme os informes deles se o beneficiário de fato é o seu alimentado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.