x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 609

Simples Nacional, Distribuição de Lucros e IRPF

PAULO F F OLIVEIRA

Paulo F F Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 1 ano Quarta-Feira | 12 abril 2023 | 18:47

Olá pessoal!

Eu trabalho como PJ. Minha empresa está no Simples Nacional, eu contratei uma contabilidade online que trata apenas de pessoa jurídica, e eles não souberam me responder. Minha dúvida é a seguinte: Todo mês eu pago o DAS, e tudo o que sobra eu transfiro para minha conta PF parar usar nas minhas contas e tal, eu preciso declarar imposto de renda da minha PF? Ou já está tudo certo só de pagar o DAS?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 13 abril 2023 | 11:50

Bom Dia,

Precisa declarar sim na PF.

Na Defis declara-se apenas um percentual e para a PF é transferido o lucro....

Sou contadora, qq coisa me chama no privado.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Sexta-Feira | 14 abril 2023 | 07:58

Bom dia !

contratei uma contabilidade online que trata apenas de pessoa jurídica, e eles não souberam me responder.
Não tem como trabalhar com contabilidade de PJ e não saber como funciona a PF, estão intrinsicamente ligados - aconselho contratar um profissional o mais rápido possível.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 abril 2023 | 08:39

Bom dia,
Primeiramente eu sugiro que contrate um profissional que de fato cuide da sua empresa. Essa é uma questão simples de responder e é realmente preocupante que seu contador não consiga auxiliá-lo de fato. Enfim....

O fato de possuir uma empresa nao torna obrigatório a declaração de imposto de renda. Deverá verificar os critérios de obrigatoriedade para tal, sendo os mais comuns:
Caso tenha recebido acima de R$ 28.559,70 de rendimentos tributáveis ou acima de R$ 40 mil de rendimentos isentos. 
Para verificar se alcançou algum dos fatores acima solicite a sua contabilidade o informe de rendimentos. Lá irá constar os valores recebidos a titulo de pro-labore, assim como os lucros auferidos. Com ele em mãos você conseguirá fazer essa análise mais facilmente. 

Lembro ainda que caso tenha escrituração contábil todo lucro será isento de Imposto de Renda, porém caso tenha apenas o livro caixa, deverá realizar a retirada por presunção, sendo comércio utilizará a aliquota de 8% para presunção do lucro. Sendo prestador de serviços irá utilizar a aliquota de 32%. Exemplo:
R$ 120.000,00 de faturamento em 2022 em prestação de serviços

R$ 120.000,00 x 32% = 38.400,00 (rendimentos isentos)
R$ 120.000,00 - R$ 38.400,00 = R$ 81.600,00 (rendimentos tributáveis)
Sendo assim, você pode verificar que analisando os rendimentos isentos você não estaria obrigado a realizar a declaração. Porém, os rendimentos tributáveis ultrapassaram o valor de R$ 28.559,70 tornando a declaração obrigatória. Deverá então proceder com a declaração e preencher os dados em seus respectivos campos.

Se preferir me chame no privado para poder auxiliá-lo no caso.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.