x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.145

SILVIA RODRIGUES FREITAS

Silvia Rodrigues Freitas

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Domingo | 16 abril 2023 | 12:37

Bom dia! Estou com uma dúvida. Aderi ao litigio zero e paguei a primeira parcela em março. Tenho o valor integral pra pagar (não farei parcelamento), mas ainda não recebi a guia da receita federal. Será que eu terei que fazer a guia darf para recolhimento? a receita federal não vai enviar? essa parcela mesmo paga em abril terá que ser atualizada pela selic? tem algum aplicativo que faz o calculo automatico?

alguém pode me orientar?

DEPARTAMENTO LEGAL
SAO JOSE DO RIO PRETO - SP
GUSTAVO DE ABREU MORAES

Gustavo de Abreu Moraes

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 08:15

Bom dia tinha a mesma duvida e perguntei a receita. Segue a resposta:

Prezado(a) Senhor(a),
 
Agradecemos a sua mensagem.
 
Se o pagamentoda entrada foi feito em fevereiro, a próxima parcela (da entrada ou das demais)
vence em março.

Se o pagamentoda entrada foi feito em março, a próxima parcela (da entrada ou das demais)
vence em abril (último dia útil).

 
Utilize o Sicalc Webpara emitir o Darf.
Use Período deApuração e vencimento o último dia útil do mês da parcela (qualquer ajuste na
informação do Darf pode ser realizada pela equipe que analisa o pedido de
adesão).
No campo valor dosjuros, precisa informar o valor da Selic aplicada sobre o principal (sistema
não calcula, precisa calcular manualmente e informar).
https://sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/rapido/contribuinte
 
No primeiro mêsa Selic será de 1%.
No próximo mêsprecisa consultar a taxa Selic acumulada desde o pagamento da primeira parcela
(fevereiro ou março).

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/taxa-de-juros-selic#Selicmensalmente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.