x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 222

Dúvida - Vantagem de pagar o carnê Leão

Marco Araújo

Marco Araújo

Iniciante DIVISÃO 2, Segurança de Sistemas
há 1 ano Domingo | 16 abril 2023 | 21:39

Olá,

sou funcionário público e professor, tenho duas fontes de pagamentos que pagam IR na fonte e que ao lançá-las no IRPF anual essas fontes somadas sempre me fazem pagar mais IR.

Agora tenho um aluguel que recebo desde março de 2022. Nunca paguei o carne Leão.

Quando lanço os valores do aluguel em "Valores recebidos de PF" eles se somam as duas fontes e terei que pagar ainda mais. Pela simulação que fiz, pagarei R$ 500 no valor a pagar do IR a mais para cada mês que eu lançar o aluguel. Como são 10 meses dá um total de R$ 5.000.

Se eu pagar o carne Leão mensalmente, acredito que pagarei menos que R$ 500 de IR pois esse valor não vai somar com minhas fontes. 

Exemplo: Vamos supor que meu carnê Leão mensal dê um valor de R$ 300 reais para o aluguel.

Quando eu lançar tudo no IRPF do ano que vem a Receita não vai me cobrar os R$ 200 restantes para cada aluguel quando eu juntar minhas outras duas fontes? Ou realmente terei um desconto nesse total quando fizer a declaração com o pagamento do carne Leão?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 18 abril 2023 | 10:06

Bom Dia,

Para te responder com assertividade, é necessário saber...as funções de funcionário público e professor, o vínculo é CLT?

Se sim, cada empresa recolhe seu IR de acordo com a tabela PF, vc não tem o que fazer.

Em relação ao aluguel, o valor recebido é originário de PF? Se sim, é obrigatório o recolhimento via carnê leão se o valor mensal ultrapassar R$ 1.903, 98, inclusive se deve somar todas as fontes de rendas e deduzir o que já foi pago via retenção mensal.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.