x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 245

DECLARAR AÇÕES NO IRPF

IRENE ALMEIDA

Irene Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 19 abril 2023 | 15:20

Boa tarde!

Estou fazendo o Imposto de Renda de um cliente que investiu em ações em 2022, estou com o informe de rendimentos emitido pela NuBank e já preenchi as informações em Bens e Direitos > 03. Participações Societárias > 01. Ações > CNPJ > Descrição (conforme orientada pelo próprio banco.

Porém, não estou conseguindo entender como que declara os valores, pois no informe é informado a quantidade de cotas e no programa do IR pede os valores em reais dessas ações.

Alguém, por gentileza, poderia me orientar? Tem alguma forma de identificar esses valores ou preciso pedir mais alguma documentação para o cliente, além do informe de rendimentos?

Atenciosamente,

Irene Almeida
Departamento Pessoal
Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 08:43

Irene,

O valor a ser declarado é pelo valor de custo da aquisição das ações, o cliente precisa te passar essa informação.

Por ex.: Se a pessoa comprou um lote de 100 ações da empresa ABC pelo valor unitário de R$ 10,00 cada ação, o valor a ser declarado em bens e direitos no IR é R$ 1.000,00 (mais as taxas de corretagem e emolumentos da B3). Se houveram várias compras durante o ano é necessário achar o custo médio das aquisições.

atte,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.