x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 207

FALTA DE ENTREGA DA EFD ICMS/IPI

Aline Bonfim Gonçalves

Aline Bonfim Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 10:50

Pessoal, bom dia!

Estou precisando de ajuda.

Tenho uma empresa no lucro presumido que foi aberta em Abril/2022, até então entrego a GIA normal. Só que agora estou vendo umas informações que está começando um projeto de "ELIMINAÇÃO DA GIA pra substituição da "GIA DA EFD" Só que nunca me passou pela cabeça que precisa entregar a EFD ICMS/IPI e a GIA, somente entrego a GIA. Agora estou com uma dúvida enorme, entrego a EFD ICMS/IPI daqui pra frente e entrego também as em atraso? Acredito que pode gerar multa né?

Consultei a obrigatoriedade no posto fiscal e diz a seguinte informação: GIA e EFD (não dispensado de GIA)

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 15:55

Boa tarde Aline,
De qual UF se trata? 
Aqui no RS já tem um tempo que a GIA é somente um pós validador do SPED, onde o SPED é a base, e a GIA só valida informações adicionais ao SPED, não sendo mais possível "mexer" na GIA, o SPED precisa estar 100%.
Nesse link você consegue consultar a obrigatoriedade da empresa em entregar o SPED Fiscal;
www.sped.fazenda.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.