x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 126

Imposto de.renda

Claudia Rejane Tavares Rosa

Claudia Rejane Tavares Rosa

Iniciante DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 4 maio 2023 | 14:54

Boa tarde, tenho uma dúvida minha mãe se aposentou tinha uma pensão 1 salário mínimo  e a 3 anos ela se aponsetou e nunca declarou.
Mas eu verifiquei que passou do valor de isenção. 
O que ela.deve fazer? Declarar 2022?
Será que ela terá que declarar 2021?
Ou ela deixa assim já que nunca recebeu nenhuma notificação da receita.

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 1 ano Quinta-Feira | 4 maio 2023 | 15:10

boa tarde Claudia
Valor passou, tenho visto alguns casos no escritório e o melhor em todos é fazer uma simulação no programa, pois considerando a receita acima de R$ 29.000,00 mais tem alguns fatores como idade (a partir de 65 anos tem valor isento), em casos de moléstia, vários pontos a observar então fazendo uma simulação é possível constatar a real necessidade de entrega ou não. 
Espero ter ajudado
Luciane

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 1 ano Quinta-Feira | 4 maio 2023 | 15:43

boa tarde Claudia
Valor passou, tenho visto alguns casos no escritório e o melhor em todos é fazer uma simulação no programa, pois considerando a receita acima de R$ 29.000,00 mais tem alguns fatores como idade (a partir de 65 anos tem valor isento), em casos de moléstia, vários pontos a observar então fazendo uma simulação é possível constatar a real necessidade de entrega ou não. 
Espero ter ajudado
Luciane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.