x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 156

Pensão alimenticia no Imposto de Renda 2023

Wanderson

Wanderson

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 10 maio 2023 | 05:47

Bom dia à todos...

Minha dúvida é referente a declaração IRPF de um cliente: Um filho dele, de um relacionamento anterior (hoje já adulto) entrou com processo de correção de valores de pensão alimentícia de anos anteriores. Após sentença, esse meu cliente efetuou em 2022 um pagamento de R$ 35.000,00 na conta corrente desse filho, que hoje tem 26 anos. Na declaração, lancei os dados da filho na ficha de "Alimentandos", e os R$ 35.000,00 lancei na ficha "Pagamentos Efetuados".

Esses lançamentos fiz corretamente? Pergunto porque essa declaração caiu em malha fina por conta desse lançamento.

Agradeço quem puder ajudar.

Davi Martins

Davi Martins

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 10 maio 2023 | 16:35

Boa Tarde 

Olha eu acredito que o seu cliente caiu na malha pois o filho nao é mais alimentado,
o pagto de referei-se a um pagto de pessão que foi devidamento revisada.
mais se dor o caso pode ir com o cleinte na receita que eles entenderam a situação 
e tirara da malha. pois o que barra é um sitema, ja ao explanar a um fiscal muda o contesto. 




Davi Martins
34-99197-0029
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.