x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 61

IMPOSTO DE RENDA: Como declarar uma casa em espólio?

Aparecida Lopes

Aparecida Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 19 maio 2023 | 14:13

Boa tarde a todos.
Me ajudem com um caso, por gentileza. 

Minha mãe "Ganhou" um terreno do pai dela quando ela se casou com meu pai, porém recentemente descobrimos que o terreno está registrado como "Adiantamento de Legítima" na escritura. Avaliação do terreno em 120.000,00.
Meu pai construiu uma casa neste terreno, onde a construção está registrada no nome dele. Valor estimado em 350.000,00.
Minha mãe é dependente dele.

No imposto de renda dele deve constar essa construção e/ou terreno na parte de "Bens e Direitos" ? Pois já consultamos um advogado, e ele disse que nós poderíamos realizar a venda da casa, porém sempre ter em mente que deveríamos "guardar" o valor do terreno, já que ele foi um adiantamento de herança. 
Então, se vendermos essa casa, teríamos que dar uma saída dela no imposto de renda e a entrada do dinheiro declarado. 

Atualmente, no imposto de renda dele, até tem a casa registrada, mas está em um valor muito baixo e tenho medo de mexer indevidamente nela.

Me ajudem por favor, tenho muita dúvida nesse quesito. 

.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.