x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 838

Declaração original do IRPF em débito automático, retificadora sem débito automático, o que fazer?

Lucas Manuel Fonseca Oliveira

Lucas Manuel Fonseca Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 1 ano Sábado | 27 maio 2023 | 18:25

Boa noite! Estou com a seguinte questão:
No dia 09/05/2023, enviei minha declaração original, o que deu imposto a pagar de 1770 reais, o qual decidi pagar por cota única e em débito automático.
Eis que na quinta feira, dia 25/05/2023 precisei retificá-lá e a retificadora deu um imposto a pagar menor, de 1045 reais. Como já tinha passado do prazo, não era mais possível selecionar o débito automático, restando apenas a opção por boleto de pagamento. Porém, hoje, consultando o extrato do meu banco, ainda está agendado o débito automático do primeiro valor. Consultando o portal e-cac, este débito automático da primeira declaração já tinha sido enviado ao banco e não encontrei a opção de cancelar o mesmo, acredito que pelo prazo. O que fazer neste caso? o banco ainda consegue cancelar este agendamento? Ou vai ser preciso fazer a declaração de compensação?

Carlos Alexandre

Carlos Alexandre

Bronze DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 1 ano Domingo | 2 julho 2023 | 20:19

Prezado Lucas, boa noite.
Muito provavelmente, será preciso solicitar restituição da diferença paga a maior. De qualquer forma, você pode tentar conseguir reverter o débito no banco, mas acho difícil eles fazerem isso.

Boa sorte

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.