x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 370

DECLARAÇÃO DE IRPF2023

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 1 ano Sábado | 27 maio 2023 | 20:30

Olá!
Estou numa dúvida, eu trabalhei numa agencia de viagem por algum tempo como autônoma, recebendo comissão por vendas. Depois de alguns meses trabalhando o proprietário, não tendo como fazer o pagamento das comissões acabou fazendo uma proposta, chamando para ser sócia dele, sendo que o valor que ele me devia ficou para entrada da compra das cotas e aí, mensalmente eu pagava um valor até quitar e meu nome entrar no contrato social. Ocorre que, na época, procurei me informar com a contabilidade se eu teria que fazer declaração e, me disseram que, não era necessário, a menos que eu tivesse ganhos que atingisse o valor de obrigatoriedade, o que não era o caso, assim, não fiz nenhuma declaração até então. A data da compra foi lá em 2019. Ocorre que, no ano passado 2022, resolvi vender minhas cotas para outra pessoa aí, como tenho aplicações, penso que preciso declarar, porém a minha dúvida é que, senão declarei a compra posso declarar a venda para justificar o valor que entrou em minha conta bancária? Se eu tiver que declarar os anos anteriores aí é complicado ter que pagar multa.
Tenho outra dúvida: Meu pai idoso de 81 anos mora comigo e recebe aposentadoria que é de 1,5 salário minimo e como eu q administro, tenho transferido para minha conta para estar pagando contas e compras. Neste caso eu teria que colocar ele como meu dependente ou seria ao contrário, pois desde que vendi as minhas cotas eu trabalho por conta, como autônoma, sem registro nenhum e nem tenho MEI.

Alguém com experiência pode me ajudar, por favor? Desde já agradeço!

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 1 ano Domingo | 28 maio 2023 | 22:17

Marcia, boa noite.

1 - Ainda que estivesse isenta de declarar imposto de renda, na venda das cotas, apurando ganho de capital, deverá fazer declaração referente ao ano em que ocorreu a venda.

2 - Seu pai poderá ser seu dependente. Caso isso ocorra,  deverá incluir os rendimentos, bens e dívidas dele em sua declaração.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 1 ano Terça-Feira | 30 maio 2023 | 12:08


Olá Hugo! Primeiramente agradeço por responder..
Mas posso declarar a venda sem ter declarado a compra (conforme escrevi anteriormente a forma como ocorreu)?
Outra coisa que deixei de mencionar, a empresa tinha várias dívidas e empréstimos, assim, considerando isso não teve lucro. Teria como estar mencionando toda esta questão na declaração?  Desde ja agradeço mais uma veze aguardo retorno!

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.