x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 515

Despesas dedutíveis e DECORE - MEI - Imposto de renda

Renata Salles

Renata Salles

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Domingo | 28 maio 2023 | 09:32

Pessoal, bom dia.

Gostaria de saber, quais despesas são dedutíveis para MEI?

Até onde pesquisei, podem ser:
- Despesas de casa (caso o MEI trabalhe de casa) - pode deduzir 1/5 de todas as contas, como água, luz, gás, telefone, internet, aluguel, IPTU, condomínio, taxas etc;
- O DAS mensal, pode deduzir o valor cheio;
- Porcentagem prevista em lei (exemplo 32% pra prestador de serviços) - sei que não é uma dedução e sim uma parcela isenta, mas como "diminui" rendimento tributável do MEI, considerei como dedução nesse tópico.

É só isso mesmo?

Outra dúvida, tenho um cliente que é representante de vendas, ele não tem controle algum de livro-caixa etc, ele só sabe que o dinheiro entra na conta e assim ele vai vivendo, eu posso abater 1 salário mínimo mensal (12 salários) de pró-labore para fins de IRPF? Nesse caso, seria obrigada a apresentar a DECORE do MEI dele, certo?

Minha ideia era pegar o rendimento anual dele, abater: 12 salários mínimos (declarando DECORE), 1/5 das despesas de casa, 12 DAS pagos, 32% de isenção e aí sim chegar na minha base tributável. Está correto meu raciocínio?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.