x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 122

IRPF 2023 DE ASSALARIADO E APOSENTRADO

Jones Gonzalez Severo

Jones Gonzalez Severo

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 30 maio 2023 | 10:32

Bom dia.
me criaram uma duvida, tenho que fazer IRPF de um a pessoa que é aposentada mas ainda trabalha de carteira assinada. Falaram para ela que 
nao precisa mais incluir o rendimento da aposentadoria, sendo que ela recebeu anual de assalariado 29.605,24  e aposentadoria anual 24.238,00.
Alguém poderia me ajudar???

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 30 maio 2023 | 10:50

Jones Gonzalez Severo, bom dia.

Informação incorreta. Se ambos os valores são tributáveis, ambos devem ser incluídos na DIRPF e tendo em vista duas fontes pagadores distintas, devido ao ajuste anual que é feito na declaração, tal contribuinte terá IR a pagar devido ao montante do rendimento.

A não ser que ela possua mais do que 65 anos e se beneficie da isenção de R$ 24.751,74 (12 meses + 13º salário), contudo, ainda sim é necessário informar tal valor na ficha de rendimentos isentos.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Jones Gonzalez Severo

Jones Gonzalez Severo

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 30 maio 2023 | 11:25

olá, Yuri 
obrigado, de fato ele não tem 65, fara esse ano. ate por que apareceria no campo rendimento isento.
acabei entrando no ecac e descobri que ele tem ainda 1903,00 de rendimento tributável do banco caixa vida e previdência.
Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.