x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 177

Imposto de Renda 2023: Como declarar automóvel ganho de presente que não passou pelo nome do doador?

Karinne

Karinne

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 09:05

Olá, tudo bem? 

Minha prima ganhou um carro da minha vó. Ela quer saber como declarar no Imposto de Renda deste ano (2023).

OBS: Minha vó comprou com o próprio dinheiro, à vista. O automóvel foi colocado no nome da minha prima já no momento da compra.

Agradeço desde já!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 09:47

Bom Dia,

O dinheiro da compra saiu da conta corrente da avó para pagar, mas  o bem foi para o nome da prima, então caracteriza uma doação, precisa recolher o ITCMD caso esteja em SP, no imposto de renda da prima, entra como bem doado e no IR da avó não declara nada, pois esta despesa não é dedutível.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.