x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 530

EXCLUSÃO DO SIMPLES

BIANCA MACHADO MÉDICE

Bianca Machado Médice

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 16:51

Boa tarde pessoal,
A empresa em que eu comecei a trabalhar recentemente excluiu um cliente do simples nacional por opção, porque já sabia que ela ia ultrapassar o limite durante o ano.
Foi tudo mudado no nosso sistema e  esta pagando os impostos todos em cima de presumido, desde janeiro/2023.
Mas quando tiraram a empresa do simples espontaneamente, sem ser excluída, não fizeram a opção de exclusão no site do simples
Ai agora percebi que esta dando pendencia na receita federal por falta de declaração de pgdas e então fui olhar e ela é optante pelo simples ainda.
Acredito que o correto pra arrumar, teria que declarar o simples dela, ela pagar as guias do simples e entrar com processo pra receita devolver o valor que ela ja pagou de pis/cofins/irpj/csll. Porém vai ser um valor bem alto e até a receita fazer a devolução desse valor que ja foi pago vai demorar.
Alguém sabe outra solução que poderia me ajudar?
Desde já agradeço!

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 17:23

Bianca Machado Médice boa tare.

Se realmente a opção da empresa é pela exclusão, retroage no período que deveria ser feito a exclusão e escolhe umas opções.
O sistema vai te mostrando as datas do efeito da exclusão e veja uma que se enquadra na sua situação.
O que pode acontecer seria uma notificação por parte da receita por exclusão fora do prazo.
Mas resolveria sua situação, pois se fizer da forma que você cita, terá que fazer o recolhimentos das DAS com multa e juros e ainda pedir restituição dos valores recolhidos de Pis, Cofins, IRPJ e CSLL.

glaucia gorete nascimento

Glaucia Gorete Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 1 ano Quinta-Feira | 13 julho 2023 | 11:29

Colegas, bom dia
gostaria de saber se podem me ajudar com a seguinte situação:
não fiz  a exclusão do simples de uma empresa, cujo faturamento ultrapassou o limite de R$ 4.800.000,00.
agora esta sendo cobrado PGDAS, mas não consigo fazer, pois quando lanço o faturamento, o sistema não permite que eu faça e indica que ultrapassou pelo limite.
não consigo tambem fazer a exclusao com data de 31/12/2022, e fazendo com data de 01/01/2023, só vale para 2024.
como faço essa exclusão ?

glaucia gorete nascimento

Glaucia Gorete Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 1 ano Quinta-Feira | 13 julho 2023 | 11:30

Colegas, bom dia
gostaria de saber se podem me ajudar com a seguinte situação:
não fiz  a exclusão do simples de uma empresa, cujo faturamento ultrapassou o limite de R$ 4.800.000,00.
agora esta sendo cobrado PGDAS, mas não consigo fazer, pois quando lanço o faturamento, o sistema não permite que eu faça e indica que ultrapassou pelo limite.
não consigo tambem fazer a exclusao com data de 31/12/2022, e fazendo com data de 01/01/2023, só vale para 2024.
como faço essa exclusão ?

BIANCA MACHADO MÉDICE

Bianca Machado Médice

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 20 julho 2023 | 16:40

Boa tarde Gláucia, Tudo bem?

Eu fiz conforme o José me orientou. Fui tentando todas as opções até achar um que me permitia fazer essa exclusão retroativa. Consegui fazer e as pendencias de PGDAS saíram, agora eu estou acompanhando para ver se vai sair alguma multa por isso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.