x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 9.765

Possível inconsistência no imposto de renda retido na fonte

João Felipe

João Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 22 junho 2023 | 15:26

Prezados, boa tarde

Ao acessar o E-CAC, para conferir quando seria a restituição do meu imposto de renda, vi que consta uma pendência no meu imposto de renda. Consta a seguinte mensagem "Foi constatada a necessidade de comprovação documental dos valores de rendimento tributável e imposto de renda retido na fonte, relacionados abaixo, declarados em sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física."

Esse informe sob pendência é justamente a minha declaração de rendimentos do meu Emprego. Isso nunca me aconteceu antes. Alguém poderia me auxiliar em como proceder? Já chequei e rechequei a minha declaração, informei exatamente como estava no Comprovante de Rendimentos que a Empresa em que trabalho me enviou. Muito triste, eu realmente estava ansioso por essa restituição...

Fabiano França

Fabiano França

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 23 junho 2023 | 12:55

Bom dia João Felipe,

Consulta o rendimento informado pela fonte pagadora no ecac, caso esteja de acordo com o entregue a você, entre em contato com a fonte pagadora para que eles verifiquem se houve alguma divergência nos dados transmitidos. Caso esteja tudo certo, será necessário apresentar o informe para comprovação na Receita Federal.

João Felipe

João Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 23 junho 2023 | 16:39

Fabiano França, boa tarde!

Fiz o que você disse e vi que há uma diferença entre o rendimento informado pela fonte pagadora no ecac e o documento que me foi entregue. Na parte "Rendimentos Tributáveis" está igual, porém na parte "Rendimentos sujeitos à Tributação Exclusiva", consta uma diferença no valor "Rendimento". Acredito que seja o valor correspondente ao meu 13º Salário. Esse Valor do "rendimento" está mais alto no ECAC do que me foi informado pela empresa no meu "comprovante de rendimentos".

Será esse o problema? como devo proceder, saberia me auxiliar?

Muito obrigado!

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 15:30

João Felipe, 

Pelo que explanou acima na 1a msg, a diferença estaria nos rendimentos tributáveis, essa diferença que constatou no 13° salario, se dá porque no ECAC geralmente aparece o valor bruto dos rendimentos, se você deduzir o valor de INSS e de IR se tiver, creio que vai bater com o Informe gerado pelo empregador.

João Felipe

João Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 28 junho 2023 | 15:18

Lindoneres G. Silva,

Então eu devo comunicar meu empregador e pedir que eles verifiquem se houve alguma divergência nos dados transmitidos? Mas como poderia haver diferença? Primeiro eles emitem o meu comprovante de rendimento e apenas após isso eles informam os dados à receita? Qual a linguagem "técnica" que eu posso utilizar para solicitar essas informações do meu Empregador ?

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 51 semanas Segunda-Feira | 3 julho 2023 | 16:01

João Felipe,

Vai questionar seu empregador se houve alguma retificação de DIRF, posterior a entrega do seu informe. Provavelmente irão repassar ao setor contábil se for contabilidade interna ou então ao escritório contábil por eles contratado.

Rosemberg

Rosemberg

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 18:39

Estou com o mesmo problema do autor do tópico.
Mas conferi o informe de rendimentos e está tudo exatamente igual na declaração.
Fiz pela pré-preenchida com GovBR, justamente pq é mais difícil de apresentar diferenças.

No eCAC o do 13 aparece com o valor bruto, mas deduzindo o INSS e o IRRF, fica o mesmo valor que está no informe de rendimentos.

Mudou alguma coisa? Pq ainda está dando diferença no IRRF

Grato.



Clenice Oliveira

Clenice Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Comprador(a)
há 4 semanas Quinta-Feira | 30 maio 2024 | 07:57

Bom dia!!!

Prezados, estou com o mesmo problema citado acima, minha declaração apresenta pendência 

 Foi constatada a necessidade de comprovação documental dos valores de rendimento tributável e imposto de renda retido na fonte

Já conferir os valores do informe de rendimentos e está igual na declaração.

Gostaria de saber se existe cruzamento de dados da carteira de trabalho digital na declaração de imposto de renda. Observei um erro na minha carteira de trabalho digital, onde a fonte pagadora cadastrou o CNPJ incompleto, será que este pode ser o motivo de ter gerado esta pendência? 

Lucas barboza Silva

Lucas Barboza Silva

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 4 semanas Quinta-Feira | 30 maio 2024 | 10:19

Isso se deve ao fato do Empregador não ter feito o recolhimento do IRRF retido do funcionário. 100% DE CERTEZA!

Peça ao Empregador para verificar os recolhimentos de IRRF do funcionário.

Situação 1. Ele confirma que realmente não fez mas que vai fazer. Daí é só aguardar os pagamentos dele serem processados e a pendência vai sumir e a declaração segue o fluxo de processamento.

Situação 2. Ele vai mentir dizendo que fez sim e que está tudo certo. Nesse caso aguarde até 02/01/2025 e entregue via processo digital os Holerites assinados e o Informe de Rendimentos fornecido pelo Empregador. A Receita Federal vai abrir uma fiscalização e vai descobrir que o Empregador não repassou o valor descontado do funcionário, então vai liberar os valores ao funcionário e abrir um Processo, que vai ser inclusive conduzido pela Polícia Federal (afinal, descontar do funcionário e não repassar é roubo e ele pode ser preso por isso). É isso!

Portanto, "sugira" ao empregador que ele regularize a situação o quanto antes para o bem dele.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.