x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 246

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 10:56

Uma empresa do lucro real contratou advogados para fazer a exclusão do PIS e COFINS, da base de calculo do proprio pis/cofins. Então será retificado todas DCTF, reduzindo o valor desses impostos e compensando com impostos que estão vencidos. A duvida e´: A redução desses impostos não gera um efeito contrario na apuração do IR e CSLL ???? ja que  despesas com esses impostos  serão parcialmente ressarcidas ???

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 14:59

Boa tarde,
Em tese sim, pois vai mudar teu resultado, com menos PIS-COFINS a recolher tu fica com mais lucro. Tem que ver com esses advogados como é o processo todo que vão fazer... Retificar só DCTF? Vão retificar SPED? Sendo não-cumulativo vão pedir via PER-DCOMP? Ou trazer saldo via SPED até o PA corrente?... Geralmente esses advogados costumam apurar o crédito disponível, cobrar um % disso e deixar o contador na mão com o restante das implicações necessárias...

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 1 ano Sexta-Feira | 30 junho 2023 | 08:10

Ótimo Rodrigo,   mas  bem isso  mesmo......fizeram uma tal de exclusão de PIS e COFINS da própria base do PIS/COFINS, nos últimos  5 anos, e compensaram  com impostos que estavam em aberto...., mas baseado apenas em "semelhantismo" segundo eles, porque não existe base legal pra isso, e o que é pio, fiquei sabendo quando ja tinham feito,. nem me consultaram, estou pensando seriamente em devolver essa empresa .... isso vai ser tio no pé... com certeza,,,, 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.