x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 167

SIMPLES NACIONAL

FABIO HENRIQUE HOFFMAN

Fabio Henrique Hoffman

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 6 julho 2023 | 10:11

Bom dia
Alguem poderia me ajudar, tenho um cliente optante pelo simples nacional. Porem possui eles possuem clientes que são do lucro Real.
Essas empresa estão nos cobrando, pois querem se creditar de PIS, COFINS e ICMS.
Alguem poderia me auxiliar qual a forma correta para emissão desta nota fiscal.
Pois não estão aceitando somente a informação que a empresa é optante nas informações adicionais na NFE.
Obrigado

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 6 julho 2023 | 10:36

Quanto ao Crédito de ICMS,  a empresa só vai fornecer crédito de ela não estiver na faixa de isenção.
Não estando na faixa de isenção você vai verificar qual é o percentual que a empresa está pagando de ICMS e vai colocar no rodapé da nota a seguinte informação:

"PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMSNO VALOR DE R$..................................... CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE ...%, NOS TERMOS DO ART. 23  DA LEI COMPLEMENTAR 123 DE 2006.

Quanto ao PIS e COFINS você não coloca nada, o cliente simplesmente vai se creditar de 1,65% e 7,60%.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.