x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 153

Carga tributária aplicável

ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 6 julho 2023 | 18:48

Boa noite a todos!

Gostaria muito que me ajudassem em uma questão:

A pessoa é sócia da empresa "A" tributada pelo Lucro Presumido, sua carga tributária. além do ICMS e IPI, obviamente tem PIS e COFINS, ou seja, toda a sua venda tem incidência de todos os impostos. Esta mesma pessoa também é sócia da empresa "B" tributada pelo Simples Nacional. A empresa "A" fabrica a maquinas, e tem vendas internas e externas. O proprietário pensa em passar as vendas internas para empresa "B" com intuito de reduzir a carga tributária da empresa "A". A minha pergunta é: como a empresa "A" vai passar essas máquinas para empresa "B" vender sem que ela seja tributada por todos estes impostos? se isso não for possível, a empresa "A" pode fazer uma venda com valor simbólico para a empresa "B" que vai revender pelo seu real valor? se sim, qual o risco disso?

Espero que consigam me ajudar esclarecendo essa dúvida ou se for o caso me dando outras opções.

Atenciosamente 

Adriana Braga

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 julho 2023 | 08:03

Bom Dia, 

Eu não entendi a questão de "passar as máquinas", seria bens do ativo, ou seja, maquinário que produz peças ou máquinas que são produtos de revenda?

De qualquer maneira,  as empresas tem liberdade de fazer transferências, o que vai importar para a Receita Federal é não ultrapassar o limite para não desenquadrar do SIMPLES NACIONAL.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 11 julho 2023 | 16:20

Boa tarde,

Será preciso fazer operação de VENDA ou DOAÇÃO do contrário por não ser filial, não tem como transferir bens sem pagar os impostos incidentes,

Lembrando que na Doação, deve tributar de ICMS.

Meu melhores cumprimentos!

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.