Cristiane
Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a) Boa tarde
Estou com uma dúvida em relação aos impostos que serão pagos na venda de imóveis, e peço a ajuda de vocês, pois a explicação que meu contador me deu foi confusa e desconfio que pode estar incorreta.
A situação é a seguinte:
Meus pais possuem uma empresa cujo objeto no contrato social é LOCAÇÃO DE IMÓVEIS PRÓPRIOS. A tributação é pelo lucro presumido, e o aluguel desses imóveis é única receita da empresa.
Agora, meus pais querem vender todos esses imóveis e fechar a empresa. Minhas dúvidas são:
- Esse tipo de empresa é considerada "administradora de bens próprios" ou o CNAE é diferente? Aliás, qual é a diferença entre os objetos "administração de imóveis próprios" e "locação de imóveis próprios"?
- Não existe a atividade VENDA de imóveis no contrato social, será que valeria a pena fazer uma alteração no contrato social para incluí-la antes de efeutar as vendas?
- Esses imóveis foram construídos pela própria empresa, antes de 1996. Qual é a legislação para a apuração do ganho de capital nesse caso?
- Como o capital social não foi integralizado com esses imóveis (e sim em dinheiro), e os imóveis foram construídos pela empresa depois, é possível "desintegralizar" transferindo-os para os sócios (pessoas físicas), na proporção das quotas de cada um?
- Se for possível fazer isso, é mais vantajoso vendê-los pela empresa (e pagando os impostos PJ respectivos) ou passá-los para os sócios e então vendê-los pagando os impostos de pessoa física?
Por favor, eu realmente estou precisando de ajuda nisso, pois apesar das pesquisas que fiz neste fórum, observei respostas para problemas semelhantes, mas nem tudo ficou claro.
Não há necessidade de explicações detalhadas, mas eu preciso pelo menos do caminho das pedras, depois eu me viro!