x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 152

Contratação de MEI

ELIAS AUGUSTO DA SILVA

Elias Augusto da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 51 semanas Sexta-Feira | 28 julho 2023 | 13:54

Boa Tarde eu estou administrando um condominio e contratamos um prestador de serviço do MEI para fazer pintura no predio, ele me deu uma nota eu tenho que passar a DCTFWEB sobre este mei e como eu faço?

jose carlos

Jose Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 51 semanas Sábado | 29 julho 2023 | 16:25

Verifique se o MEI é um prestador de serviço sujeito à retenção de contribuição previdenciária: Alguns serviços prestados por MEIs estão sujeitos à retenção de 11% da contribuição previdenciária pelo contratante (no caso, o condomínio). Você precisará verificar a atividade do MEI na lista de atividades sujeitas à retenção, disponível no site da Receita Federal.
Obtenha a inscrição do MEI no eSocial: O MEI precisa estar inscrito no eSocial, que é o sistema utilizado para a geração e envio da DCTFWeb. Caso ainda não possua inscrição, ele deverá se cadastrar no eSocial.
Emita a guia de recolhimento do MEI: Se o MEI estiver sujeito à retenção de 11% da contribuição previdenciária, você deverá calcular o valor a ser retido sobre o valor da nota fiscal emitida pelo prestador e emitir a Guia de Recolhimento do MEI (DAS-MEI) com esse valor retido.
Faça a DCTFWeb: Utilizando o eSocial, o condomínio deve informar os dados da retenção do MEI e enviar a DCTFWeb com essas informações, conforme o prazo estabelecido pelo governo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.