x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 415

Créditos de PIS/COFINS sobre o IPI e ICMS

Rogério Galdino

Rogério Galdino

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 51 semanas Segunda-Feira | 31 julho 2023 | 17:37

Boa tarde a todos,

como ja sabemos das mudanças recentes quanto ao crédito de PIS/COFINS com as publicações da IN2121/2022 e LEI 14592/2023.

ficou vedado a tomada de créditos sobre o IPI não recuperável e o ICMS destacado.

Então como forma de amenizar a perda de créditos e consequentemente maior valor a recolher de PIS/COFINS.

Penso em algumas formas para amenizar , pois tenho clientes atacadistas que suas compras são 100% de indústrias , tendo o destaque de ICMS OP e IPI, fazendo assim que as contribuições de PIS/COFINS aumentasse e muito.

Como estratégia para amenizar , propus aos empresários, algumas ações:

-Recuperação tributária inclusive com a exclusão do ICMS da BC .
-Revisão cadastro produtos para pegar algum produto classificado de forma errada.
-Uso de incentivos ficais previstos para empresas do Lucro Real como JCP, que nao viam sendo utilizados.

No mais você entendem como aumento do custo tributário?

O que tem feito como planejamento para amenizar este aumento do PIS/COFINS ?


Vale lembrar que não estou tratando ainda de ações judiciais ,apenas no ADM e nas medidas diárias da empresa.

att,




Rogério Beta
Analista Fiscal
Passos-MG
Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 37 semanas Segunda-Feira | 6 novembro 2023 | 14:47

Boa tarde!

Agradeço a todos pelas respostas.
O meu programa fiscal deduz o valor do IPI  destacado nas vendas.
Continuo com dúvidas ao IPI. Rss

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.