x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 153

comecei a ganhar dinheiro, como declarar meu imposto de renda

Victor Hugo

Victor Hugo

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Software
há 50 semanas Segunda-Feira | 31 julho 2023 | 19:25

Olá, boa tarde a todos, gostaria de contar um pouco da minha história e solicitar ajuda de vocês para lidar com uma situação específica. Tenho vinte e um anos, trabalhei muito tempo (sem carteira assinada, PJ ou qualquer coisa do tipo) como desenvolvedor de software autônomo, tenho bastante experiência na área, porém nunca tive um faturamento maior do que o imposto de renda pede. Atualmente eu sou estudante de universidade, recebo uma bolsa de 700,00 R$ por mês e sobrevivo fazendo alguns trabalhos extras e afins.

Porém, no último mês, eu desenvolvi um software para um jogo e consegui muitos clientes com ele, com uma boa mensalidade, eles chegam a me pagar, informalmente (não há nota fiscal nem nada, é um jogo), então agora eu tenho um faturamento anual bem alto, que passa o que o imposto de renda pede.

Minha dúvida é: como posso declarar isso? com quem entro em contato? qual a categoria que isso se encaixa? estou desesperado.

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 50 semanas Terça-Feira | 1 agosto 2023 | 11:08

No meu ver, se você está prestando um serviço e vai ter uma boa renda garantida, o ideal seria você abrir um MEI. Você vai recolher apenas a guia DAS e não vai precisar ficar se preocupando com IR. Lembrando que o limite anual do MEI é R$ 81.000,00 ao ano, e caso fosse abrir o MEI esse mês, só poderia receber 33.750,00 no exercício vigente (Proporcional aos meses que faltam pra acabar o ano).

Vinicius Guilherme

Vinicius Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 50 semanas Terça-Feira | 1 agosto 2023 | 13:36

Boa tarde!

O correto seria informar toda essa renda no campo de rendimentos tributáveis do programa do Imposto de Renda (só na declaração do ano que vem), o que geraria um valor considerável de IR pra você pagar, como foi feito na informalidade é improvável que a receita tenha conhecimento dessas receitas, mas o correto seria informar

De qualquer forma o ideal seria contratar um contador porque já que seu faturamento está aumentando, não demorará muito para algum cliente pedir nota fiscal. Independente disso, é possível que no seu caso seja possível abrir um MEI, tributariamente falando seria bem mais econômico.

Victor Hugo

Victor Hugo

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Software
há 50 semanas Terça-Feira | 1 agosto 2023 | 13:59

Todas as transações foram feitas via Pix, e como os clientes são conhecidos meus, eles não exigem nota fiscal ou coisa assim para a utilização desse software. Eu não tenho menor problema em pagar o valor que a receita pede, eu só não sei como declarar esse tipo de coisa.

Eu já pesquisei sobre MEI e não é possível, pois desenvolvimento de software não há MEI para isso. 

Gostaria de contato de um contador pois não sei onde achar esse tipo de profissional.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.