x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 179

Dúvida EFD Contribuições de uma associação

Renato Menezes Moreira da Rocha

Renato Menezes Moreira da Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 7 agosto 2023 | 11:37

Bom dia,

      Tenho uma empresa que se tornou associação este ano, e li na lei decreto n.º 8.426/2015 de 01.07.2015 que deve ser feito o recolhimento de 4% sobre as receitas financeiras auferidas e fazer o recolhimento através do codigo Darf 5856.
       Só que as receitas são valores baixos estou juntando varios meses até completar o valor minimo de R$ 10,00 que foi pago na competencia Junho/23.
        A minha dúvida é: como é recolhido no codigo 5856 ref. cofins se devo fazer a declaração EFD Contribuições desta associação mesmo com valores baixos e pagamento efeutuado de R$ 10,62 no mês Junho/23? Pois li uma Instrução Normativa RFB n.º 1.252/2012 que deve ser feita a EFD Contribuições somente se a soma das contribuições atingir ou exceda R$ 10 mil em pelo menos um mês do ano-calendario.

Alguem sabe se sou obrigado a transmitir a EFD Contribuições de Junho/23 mesmo com esses rendimentos baixo ou não?



                                                                                                                                                                                                                           Grato,
                                                                                                                                                                                                                   Renato Menezes
                                                                                                                                                                                                                         Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.