x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 93

Fabiano Oliveira

Fabiano Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Vendas
há 49 semanas Quarta-Feira | 9 agosto 2023 | 11:10

Bom dia.
Se alguém puder me ajudar.
Somos uma loja, do Simples.
Nosso imposto é pago todo dia 20.
Dia 19-07 emitimos uma nf de venda para uma empresa.
Essa empresa não recebeu a mercadoria porque estava errada. Essa recusa foi realizada no começo de agosto.
Ou seja. mês seguinte a apuração dos impostos de julho.
A empresa não emite NF de devolução.
Gostaria de saber se nesse caso, eu emitindo uma NF de devolução/entrada agora em agosto, há alguma possibilidade de eu ter esse crédito do imposto referente a essa NF, porque a mesma foi recusada pelo cliente.
E também preciso emitir uma nova NF de venda agora em agosto para esse mesmo cliente dos materiais corretos.
Como ficam os impostos referente as duas NF?


Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 49 semanas Quarta-Feira | 9 agosto 2023 | 15:53

Fabiano boa tarde

No meu entendimento, vai haver o recolhimento normal do simples Nacional referente o mes de Julho, pois a recusa da NF e a NF de devolução ocorreu no mes de Agosto.
Ja no mes de Agosto com a emissão correta para o seu cliente, também vai entrar no total de sua receita (faturamento)
Deste total será deduzido o valor referente a devolução, encontrando desta forma a base de calculo do simples Nacional.

Fabiano Oliveira

Fabiano Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Vendas
há 49 semanas Quinta-Feira | 10 agosto 2023 | 11:22

Bom dia.
Minha contabilidade informou que no meu caso, mesmo fazendo uma NF de devolução do material agora em agosto, não me isenta do pagamento dos impostos do simples, porque a nf de venda foi de julho. E terei que emitir uma nova nf correta dos materiais. Daí, pagarei novamente os tributos. Não acredito que não haja alguma saída.

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 49 semanas Quinta-Feira | 10 agosto 2023 | 14:18

Fabiano Oliveira boa tarde

Vai ser feito sim o pagamento do simples nacional referente o mes de Julho.
Em agosto será feito uma nova nota fiscal com os dados corretos. Acontece que no mes de Agosto tem a devolução que será deduzindo do total do faturamento.
Você não vai esta pagando o imposto em duplicidade, porque a devolução estara anulando uma das operações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.