x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 126

Dedução despesas - Lucro real - IRPJ

DAFNE FIX ARNAUD

Dafne Fix Arnaud

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 48 semanas Quinta-Feira | 10 agosto 2023 | 11:05

Prezados, estou com uma empresa que exerce atividade de ferramentaria (indústria) e estamos fazendo um planejamento para ver viabilidade da empresa ir para o LR. 

Eles possuem algumas despesas que estou em dúvida sobre possibilidade de dedução, quais sejam: 

- Salários e ordenados (elencado na DRE como custo de produção);
- Brindes à funcionários (elencado na DRE como custo de produção);
- Anuidades e mensalidades (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Festas e congraçamentos (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Seguros (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Materiais auxiliares e consumo (elencado na DRE como despesas operacionais > de vendas);
- Água, esgoto e telecomunicações (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Limpeza e conservação de imóveis (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Material expediente (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Honorários contábeis (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);
- Assessoria empresarial (elencado na DRE como despesas operacionais > administrativas);

Eu procurei nas legislações e não achei específico. Se puderem me ajudar apontando na experiencia de vcs com esta atividade se é ou não dedutível ou se há outra lei que fale sobre a despesa. 

Ainda, gostaria de saber na prática como funciona? O contador analisa a despesa e se ela não estiver expressa na lei, utiliza o critério de se é despesas necessárias à atividade da empresa e à manutenção da fonte produtora? 

Agradeço desde já! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.