x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 177

RESTITUIÇÃO DE SALDO CREDOR DE CSLL, PIS E COFINS RETIDOS NA LIQUIDAÇÃO DA EMPRESA

ROGERIO MESSIAS DA MOTA

Rogerio Messias da Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 47 semanas Quinta-Feira | 24 agosto 2023 | 16:22

Prezados colegas,

Tenho um cliente Lucro Presumido que vende equipamentos de informática para órgãos federais.
Como de praxe, é retido 5,85% dos impostos federais.
Até aí tudo bem.

Mas acontece que as notas precisam ser emitidas no envio da mercadoria e o recebimento só acontece meses depois, de forma que o aproveitamento do crédito de CSLL, PIS e COFINS só pode ser feito a patir do pagamento efetivamente recebido.

Mas já que o fato gerador do imposto devido é a venda, contabilizada pela emissão da NF-e, os impostos dos primeiros meses precisaram ser pagos integralmente (com excessão do IRPF que pode ser aproveitado no trimestre de emissão, independente do recebimento).

A empresa iniciou em JAN/2023 e me informou que não vai mais realizar vendas, pois pretende liquidar a empresa.

Com isso, apenas parte dos créditos (R$ 33.629,77) pode ser aproveitado até o momento  e atualmente (até o encerramento da competência 07/2023) ainda existe um total de saldo de crédito a ser aproveitado de R$ 9.516,13 e mais outros R$ 31.589,66 de créditos a serem contabilizados nos recebimentos futuros.

Minha pergunta é: Existe alguma forma de solicitar a restituição integral destes créditos em conta bancária?
É preciso fazer algum tipo de declaração referente a existência desses créditos (além de DCTF e SPED contribuições)?
É preciso dar baixa para solicitar? Ou é recomendável manter o CNPJ ativo durante o processo?

Desde já agradeço a colaboração!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.