x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 459

Parcelamento do Simples Nacional

Luciana Bento Rodrigues

Luciana Bento Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 46 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 17:20

Boa tarde Colegas!
Estou fazendo um parcelamento do Simples Nacional e a guia de julho/23, paga nesta semana, ainda aparece pendente no sistema da Receita e foi listada junto aos débitos a parcelar.
Visto que estamos finalizando o prazo para regularizar, dentro de 30 dias, por conta do Termo de Exclusão e não posso ficar segurando o parcelamento, até que apareça a quitação deste último DAS.
Pergunta: alguém sabe informar se, deixando este débito incluso, o sistema irá identificar posteriormente o pagamento e ajustar, automaticamente as parcelas, alterando o valor e número de parcelas atribuída a este Parcelamento?...ou será que deverá ser feito um PERDCOMP ou alguma solicitação de alteração

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 46 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 17:39

Luciana Bento Rodrigues, boa tarde

Quando você faz o parcelamento, está confessando que os débitos relacionados estão em aberto.
Não me lembro de algum caso, em que tenha feito o pagamento e a receita fazer a correção no parcelamento.
Se você não regularizar o débito dentro destes 30 dias, a empresa não será excluída de imediato.
A exclusão terá efeito a partir de 01/01/2024. Sendo assim se o problema for somente débitos do simples nacional, seria interessante aguardar o pagamento ser baixado.
Depois disto você terá que deixar tudo regularizado, sem nenhuma pendencia, inclusive Estadual e Municipal e no inicio de Janeiro faz uma nova opção. Desta forma a empresa fica como se não houvesse a exclusão.
Se conseguir regularizar dentro dos 30 dias não será excluída.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.