x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.531

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 49 semanas Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 12:06

Olá pessoal. bom dia! Tenho umas dúvidas sobre o EFD REINF. Que agora vai precisar informar o valor do lucro que foi distribuído, na Dirf informávamos o valor total do ano. E o que fazemos na contabilidade é lançar mensalmente o valor em antecipações dos lucros  e no encerramento do exercício  lançamos o valor total do lucro que foi distribuído naquele ano. Então este valor que vem sendo lançado mês a mês na contabilidade, passará a ser lançado no REINF? Mas quando se tem uma empresa do Simples Nacional que não sofre nenhum tipo de retenção e nem fazem venda com cartão de crédito, é uma empresa que só emiti uma nota por mês, mas tem valores na contabilidade para fazer está antecipação nos lucros, ai a empresa terá que fazer a Reinf só pra informar o valor da retirada que sócio fez no mês? E sobre empresas que fazem vendas com cartão de crédito, os clientes terão que pegar mensalmente com as operadoras de cartão de crédito um relatório para lançar os valores? Se já é uma luta as empresas, mandarem isso anualmente rsrs. 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 49 semanas Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 15:34

Boa tarde, Daiana.
Atualmente na REINF, no tocante à série R-4000, aplicam-se as regras da DIRF, cuja normativa foi absorvida. Nesse sentido, somente a distribuição de lucros não obriga a entrega, já que não se trata das obrigatoriedades listadas no Art. 2º da IN 1990/2020. Ou seja, a distribuição de lucros deverá ser informada, DESDE QUE a fonte pagadora esteja obrigada à REINF.
Entretanto, é prudente aguardar uma nova regulamentação da REINF por parte da Receita Federal do Brasil, que deverá sair em breve.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.