x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 82

Dúvida sobre Recebimento de Aluguel por Empresa com CNAE Diferente

EDSON VANDER BERGAMASCHI

Edson Vander Bergamaschi

Bronze DIVISÃO 2, Analista Custos
há 45 semanas Segunda-Feira | 11 setembro 2023 | 08:05

Olá a todos,
Estou enfrentando uma situação um pouco complexa e gostaria de obter algumas orientações. Temos um cliente que recebeu um pagamento de aluguel em nome de sua empresa, mas a atividade principal dessa empresa não está relacionada ao recebimento de aluguel de imóveis, de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
O imóvel alugado, no entanto, pertence a outra empresa (uma Holding) que não está diretamente vinculada à atividade da primeira empresa. Estou procurando orientações sobre como proceder nessa situação, de forma a garantir a conformidade legal e fiscal.
Algumas das questões que tenho em mente incluem:
Será necessário alterar a classificação fiscal (CNAE) da empresa para incluir a atividade de recebimento de aluguel?
Existem alternativas, como a criação de uma subsidiária específica para lidar com o recebimento de aluguel?
É aconselhável formalizar um contrato de prestação de serviços entre as empresas envolvidas?
Quais são as obrigações fiscais e regulamentações que devemos considerar ao lidar com o recebimento de aluguel?
Agradeço antecipadamente por qualquer orientação ou sugestão que possam oferecer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.