x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 243

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA

Alisson

Alisson

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 43 semanas Segunda-Feira | 18 setembro 2023 | 15:32

Boa tarde!
Tenho uma duvida de como declarar meu imposto de renda.
Eu recebo no contracheque um salário mínimo e R$5.000,00 por fora. Geralmente esta parte por fora a empresa me paga em dinheiro ou então me da cheques de clientes , ou seja , essa parte por fora sempre entra na minha conta também.
Como eu poderia fazer a declaração do imposto de renda no ano que vem ? fui me informar e eu teria que pagar carne leão , mas nunca pague isto..  

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 43 semanas Terça-Feira | 19 setembro 2023 | 08:35

O carne leão é uma forma que os autonomos tem para recolher imposto de renda sobre receitas, primeiramente se voce recebe por fora é porque a empresa que te paga nao quer que voce declare este valor porque provavelmente ela tambem nao pagou impostos sobre esta receita....agora realmente voce deveria recolher impostos sobre isto...aconselho contratar um contador para realizar estas emissões para voce a fim de não cometer erros.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 42 semanas Quarta-Feira | 20 setembro 2023 | 16:42

Alisson
Boa tarde!

Vou ser curto em minha resposta, mas é uma frase que utilizo bastante e talvez lhe ajude a refletir sobre a situação e entende-la um pouco, vamos lá:

"Não existe jeito certo de fazer a coisa errada"

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.