x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 6.694

Mudança no sistema de emissão de nota fiscal para MEI

Ana Carolina

Ana Carolina

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Estrangeira
há 43 semanas Terça-Feira | 19 setembro 2023 | 20:21

Olá,
Sou professora de idiomas e antes de 01 de setembro de 2023, eu emitia notas fiscais no código P.85.9.3-7 - Ensino de idiomas, porém após a mudança não encontro esse código no novo sistema nacional de emissão de notas. Alguém saberia me informar qual código devo utilizar agora? Seria o "08.02.01 - Instrução, treinamento, orientação pedagógica e educacional, avaliação de conhecimentos de qualquer natureza"?

Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 43 semanas Quinta-Feira | 21 setembro 2023 | 11:47

Ana, boa tarde.
O código 85.9.3-7 - Ensino de idiomas é o CNAE da empresa, que define a atividade econômica.
Já o código 08.02.01 - Instrução, treinamento é o código do serviço, que define o tipo de serviço.

São duas informações diferentes. Acho que há algum detalhe aí confundindo você.

Atenciosamente,
Luan Batista

Ana Carolina

Ana Carolina

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Estrangeira
há 42 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 13:38

Eu tenho uma MEI que foi criada com as seguintes ocupações:
Ocupação Principal
Digitador(a) independente
Atividade Principal (CNAE)
8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados
anteriormente
Ocupações Secundárias
Instrutor(a) de idiomas, independente
Atividades Secundárias (CNAE)
8593-7/00 - Ensino de idiomas

Antes da alteração para o portal nacional, eu sempre emiti as notas fiscais eletrônicas pelo site da Prefeitura de Curitiba utilizando os códigos acima.