x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.396

irrf sobre aluguel

AVERY CLAYTON  SALINOS PEREIRA

Avery Clayton Salinos Pereira

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 47 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 10:58

Bom dia  colegas. Um cliente meu, é do Simples e paga aluguel  a pessoa fisica. A partir de julho, o aluguel passou a ser pago a pessoa juridica. Porem tenho que fazer a guia do IRRF sobre o aluguel de junho, que foi pago em julho.  Minha duvida é se posso ainda fazer a guia pelo sicalcweb  e se tenho que fazer o EFD-REINF relativo a  agosto? Obrigado!

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 47 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 11:10

Olá Avery Pereira.

Abaixo vão algumas considerações:

1. Pagamento de Aluguel em Junho de 2023: Se a empresa efetuou o pagamento de aluguel a uma pessoa física em junho de 2023, ela deve calcular e reter o IRRF sobre esse pagamento, de acordo com as alíquotas e regras estabelecidas na legislação.
2. Mudança para Pessoa Jurídica em Julho de 2023: A partir de julho de 2023, quando os pagamentos de aluguel passaram a ser feitos a uma pessoa jurídica, a retenção de IRRF não se aplica, pois o pagamento é feito a uma pessoa jurídica, que está sujeita a suas próprias obrigações tributárias.
3. Guia de IRRF para Aluguel de Junho de 2023: A empresa deve calcular e reter o IRRF sobre o pagamento de aluguel feito em junho de 2023. A guia do IRRF deve ser gerada e paga de acordo com as datas e prazos estabelecidos na legislação. Se o pagamento foi feito em julho, a empresa ainda deve cumprir as obrigações relativas ao IRRF para esse pagamento.
4. EFD-REINF: A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF) é uma obrigação acessória que envolve a prestação de informações relacionadas a retenções na fonte, entre outras. Se a empresa está obrigada a entregar a EFD-REINF, ela deve cumprir os prazos de entrega de acordo com a legislação. No entanto, é importante observar que as informações relativas a agosto de 2023 não estão diretamente relacionadas ao pagamento de aluguel feito em junho. Cada mês deve ser tratado separadamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.