x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 154

acessos 88.677

EFD REINF MAQUINA DE CARTAO SIMPLES NACIONAL

erico santos

Erico Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 09:34

Bom dia,  Prezados

 Essa mudança na EDF Reinf, vigente a Partir de 21/09/2023, que altera a entrega da DIRF para EFD Reinf  Mensal, as empresas do simples nacional que apenas utiliza as maquinas de cartao, ou seja, apenas vendem e ja recebe o valor descontado do IRRF, estarão obrigadas a entregar essa Declaraçao Mensal?
antes fazíamos a DIRF anual, geralmente  no mês de FEVereiro do ano seguinte, com essa mudança , as empresas do simples nacional que apenas usam para vendas o serviço, vão estar obrigadas? 

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 09:39

Erico,  bom dia

SIM  deve entregar  com base no resumo que a operadora ira te passar

" -->   meu entendimento    SEM  legislação "  ->   pelo que estou sabendo, as operadoras de cartão estão  fazendo ajustes nos relatórios,  MAS nada confirmado

Márlus

Juliana Souza Bertoldo

Juliana Souza Bertoldo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 09:41

Bom dia, estou no mesmo empasse, todas as noticias falam que as empresas serão obrigadas a enviar essas informações da maquininha de cartão, já era difícil os relatórios anualmente como faremos mensalmente, deveria apenas as operadoras enviarem essas informações, não sei como será feito isso.

“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo” – Ayrton Senna

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 10:04

Bom dia.

Foi enviando ofício dia 11/09 à Receita Federal dos principais órgãos de contabilidade.

Um dos questionamentos deles é para suprimir esse envio das comissões/corretagens (auto-retenção) por parte das empresas prestadoras de serviços, já que as próprias Administradoras de Cartão já fazem o envio dessa informação.

Se for deferido, vai aliviar pra muita gente, pois, como também foi questionado no ofício, é complicado fazer a coleta dessas informações de todos os clientes de um escritório, primeira pelo curto prazo para envio, que também foi questionado no ofício, e em segundo, na grande maioria dos escritórios, não há essa integração de sistemas (ERP's).

Tayrone Pereira Correa

Tayrone Pereira Correa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 11:15

Pegar todas estas informações mensalmente de todos clientes é muito difícil, ou as empresas fornecem um relatório mensal de fácil acesso online, ou a Receita Federal, exclui essa obrigação. Se não complicou de mais.

Como vocês planejam fazer ai a principio?

Bruno Karaski Bassora

Bruno Karaski Bassora

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 13:12

Boa tarde colegas! Em relação a essa questao das retenções das maquinas de cartão, além de ser um absurdo (na minha opinião), o que me dá mais arrepios é que nao achei um modelo de relatório de nenhuma empresa de maquina cartão pra vermos que PODERIA ser esse repasse de informação ate a presente data. Na DIRF sim tinhamos, porem cada relatório era d u m jeito: uns tinham valor bruto, IRRF, liquido, uns por tipo etc....tenho login da REDE de uns ds clientes e pasmem, nao tem nada, nem sequer uma menção a isso, um menu com algo parecido..triste....

ALINE BARBOSA

Aline Barbosa

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 14:50

Boa tarde Pessoal, ainda sem informação concreta sobre a REINF, Lembrando que os portais dos lojistas  sempre informam que esta sendo adequado ao site, porém continuamos sem um respaldo da receita federal, ou alguém tem alguma informação acessivel??????

joao pedro

Joao Pedro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 15:02

Boa tarde, tomara que a receita aceite o pedido enviado através do ofício do CFC, pois esta obrigação vai ser quase que impossível de entregar de todas as empresas, uma vez que se nem uma vez por ano eles mandavam quem dirá todos os meses.

Aleksandra dos Santos

Aleksandra dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 16:18

boa tarde, olha situação difícil . Não sei nem por onde começar , como fazer e o que fazer. 
Nessa caso vou ter que pedir os relatórios para todos os cliente que tem maquininhas de cartão de débito e crédito , como fazemos todo ano ? Vou pedir referente ao mês 09/2023 é isso ? E como lançar no EFD Reinf ? sendo que eu importo tudo não lanço nada manual ? è o mesmo programa que eu entrego do INSS mencionado nas notas de serviços ? 

FERNANDO CESAR DE SOUZA MESQUITA

Fernando Cesar de Souza Mesquita

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 39 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 16:54

Enviei e-mail para todos os clientes no inicio desta semana.

Na semana que vem irei entrar em contato com cada um novamente cobrando para ligarem para as operadoras de cartão e solicitarem o documento para a contabilidade fazer a EFD-REINF.

Mesmo explicando tudo, tem cliente que me mandou o informe de 2022 achando que era o documento correto.
Só aguardando agora até semana que ver o quão difícil será, pois se ligar para as operadoras agora elas dizem que ainda não tem o relatório.

O pior disso tudo é que vamos ter que correr atrás disso durante o período final de fechamento de folha de pagamento que já é uma correria.

Juliana Souza Bertoldo

Juliana Souza Bertoldo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 07:06

Aleksandra dos Santos, isso mesmo a REINF é onde vc entrega o INSS destacado nas notas de tomador do serviço que é o mesmo envio para as outras obrigações do evento R-4000 agora.
Espero que a Receita se manifeste logo ref a maquininha de cartão pq será impossível enviar mensalmente.

“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo” – Ayrton Senna

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 08:25

Bom dia!
Participei de um treinamento do Cenofisco no dia 26/09 (terça-feira) e foi explicado que independente da tributação deverá ser informado.
As empresas de cartões deverão informar o registro R-4080 (IRRF da auto retenção).
A empresa que possui a máquina de cartão, deverá informar no registro R-4020 o valor dos rendimentos pagos e valor da            retenção = 0,00.
Porém, o palestrante disse que ainda deverá sair um IN definitiva, com algumas alterações e dispensas, inclusive deste caso e de outros solicitados pelo ofício enviado para a Receita Federal dos órgãos (CFC, FENACOM, entre outros).
Aguardemos e por enquanto devemos informar de acordo com a legislação vigente para evitar multas.

Abraços.

Aleksandra dos Santos

Aleksandra dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 09:44

Juliana Souza Bertoldo, bom dia tudo bem!
Então pra eu entender as empresas de maquina de cartões vão ter que enviar para os clientes um arquivo ( XML ) para que nós possamos importar para o nosso sistema e gerar a EFD REINF R-4000 ? 

ATC Contabilidade

Atc Contabilidade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 09:48

Bom dia!
Estou na dúvida a respeito da Stone. Alguns clientes entraram em contato com a empresa e a mesma disse que anteriormente disponibilizava a DIRF, que era a declaração anual. No entanto, com o objetivo de uma melhor interpretação da legislação tributária, a companhia tomou a decisão de descontinuar essa prática da auto retenção de imposto de renda. Como não realizam mais essa retenção dos impostos desde Maio/2023, não geram o Informe de Rendimentos mensal.
Nesse caso, as empresas tomadoras ainda tem que informar algo no R-4020?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 09:51

Minha mensagem enviada Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 08:25, ainda em como "mensagem em aprovação".
Moderação, por favo me informe se há algo de errado.

Grato.

Juliana Souza Bertoldo

Juliana Souza Bertoldo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 10:49

Aleksandra dos Santos então ainda não obtive nenhuma posição de como será o relatório referente a maquininha de cartão, estamos no aguardo da Receita exigir que apenas as operadoras enviem essas informações.
Não sei se o relatório será igual ao anual que entregamos na DIRF, creio que nem as operadoras sabem ainda como será.

A cada dia que passa o serviço fica mais complicado, e a Receita em vez de ajudar só complica.

“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo” – Ayrton Senna
DAIANE DE CASTRO

Daiane de Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 12:53

A rede já disponibilizou o relatório, vem bem discriminado comissão e ir retido.
Referente as empresas que estão informando não fazerem a auto retenção nos resta aguardar posicionamento da Receita Federal pra saber se está prática está correta. Pois administração de cartão prevê a obrigatoriedade da auto retenção.

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 39 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 14:39

Boa tarde a todos.

Além deste problema sobre como declararmos os pagamentos às "maquininhas", como farão em relação a serviços tomados sem retenção?

Alguém sabe se a Receita vai alterar a obrigatoriedade de entregar de meses retroativos caso esses não tenham tido retenção (por serem valores inferiores) e, em determinado mês no futuro o serviço sofra retenção?

Aguardo.
Obrigada.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.