x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 59

Adeni Cargnin Junior

Adeni Cargnin Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 42 semanas Segunda-Feira | 2 outubro 2023 | 10:07

Prezados(as) colegas

Gostaria de uma orientação de quem já vivenciou essa experiência. Tenho um irmão que vive a uns 6 anos fora do país (Japão), porém nunca fez a declaração de saída definitiva e nem a e nem fez a comunicação de saída definitiva do país. Durante o tempo que esteve no Brasil, também nunca declarou IRPF porque não porque não preenchia os requisitos legais para tal. Acontece que agora trabalhando no Japão, ele recebe em criptomoedas e mensalmente através de uma corretora, faz o resgate parcial deste valor e encaminha para uma poupança no Brasil (em torne de 10k por mês). Gostaria de uma orientação neste sentido...não sei se ele deve fazer a declaração de saída definitiva do pais e se paga multa por declarar  em atraso. Não sei de faz  a comunicação de saída definitiva e paga multa por atraso. Se permanece do jeito que está sem informar nada e mantendo os depósitos regulares já que tem a pretensão de retornar ao país dentro de 2 anos. Alguém poderia me ajudar nessa questão? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.