x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.181

REINF - Operações com Cartões de Crédito - IRRF sobre comissão - Declaração pelo tomador de serviços

Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 41 semanas Quinta-Feira | 5 outubro 2023 | 10:54

Bom dia,

Como já é do conhecimento de todos, está vigente, para os fatos geradores de 09/2023 em diante comtransmissão em 13/10/2023, o registro R-4000 da REINF.

Entre as novas informações a serem apresentadas, temos as retenções de IRRF e CSRF, já inclusas nas bases de criação da REINF, mas que foram sendo prorrogadas e passam a ser obrigatórias neste momento.

Uma preucupação, no entanto, está nas operações com Cartões de Crédito, onde os valores comissionados devem ser ter o valor do IRRF informado pelas duas pontas da operação, o tomador dos serviços no REGISTRO  R-4020 e os prestadores de serviços no REGISTRO R-4080.

Como os colegas estão lidando com esta informação, já que não tenho visto mobilização por parte das prestadoras de serviços de cartão em informar mensalmente estes valores declaráveis, como era feito nos informe anuais da DIRF?

Muito obrigado!

Josiani

Josiani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 41 semanas Quinta-Feira | 5 outubro 2023 | 15:40

oi Geraldo.

Recebi hoje o informe da REDE tambem, como vocês fez os lancamentos? pois no informe deles não possui o CNPJ deles, somente das instituicoes.

Consegue me dar uma dica?

IMG

Img

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 41 semanas Quinta-Feira | 5 outubro 2023 | 17:54

Maiara, peguei agora o relatório da Rede. Lá tem os emissores e seus respecivos CNPJ.
Minha dúvida é,  tenho que lançar os rendimentos de cada emissor (cada banco) ou apenas da operadora do cartão?

Josiani

Josiani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 41 semanas Quinta-Feira | 5 outubro 2023 | 18:34

Pois então, eu e a Maiara temos a mesma dúvida.
No meu entendimento é o CNPJ da REDE e o rendimento da REDE e o IRRF retido pela REDE.
mas o informe nao traz o CNPJ da REDE, e nem o somatório, teria que fazer entao uma planilha auxiliar, e montar os rendimentos e irrf retido pela rede em cada banco.

Por isso que estou aqui, querendo ver se todos tem esse entendimento, e como vocês estão fazendo com relação a REDE.

OBS: Nos usamos a Cielo, o informe da Cielo tem lá os bancos, mas traz o CNPJ do beneficiário ( CIELO) e traz os rendimentos e IRRF  feitos pela Cielo, demonstrativo deles ficou ótimo, bem claro e com todas as informações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.