x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 93

Michele Silva

Michele Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 41 semanas Segunda-Feira | 9 outubro 2023 | 08:52

Tenho um cliente prestador de serviço  que e do simples Nacional  e o regime de competência,  ele emitiu ima nf no mes 09/2023 e colocou a competência do mês 08/2023. Ele está me pedindo a lei que fala que não pode ser feito isso alguém pode me informar

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 41 semanas Segunda-Feira | 9 outubro 2023 | 09:31

Olá Michele.

A base legal que trata dos regimes de competência e caixa para apuração do Imposto de Renda é o Regulamento do Imposto de Renda (RIR/2018). As empresas podem escolher entre o regime de competência, onde a receita é registrada no mês da operação, e o regime de caixa, onde a receita é registrada quando o pagamento é efetuado. A opção deve ser claramente informada no contrato social e nas demonstrações contábeis da empresa. Certifique-se de que a empresa está aplicando corretamente o regime escolhido de acordo com a legislação. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.