x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 43

IRPF 2022 - conjuge dependente já entregou declaração própria

Mariana Prado da Costa

Mariana Prado da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 45 semanas Domingo | 15 outubro 2023 | 09:44

Estou com um cliente que fez a declaração de IRPF 2022 e caiu na malha fina, devido a ter informado incorretamente seus dependentes como alimentando.
Ele me procurou para fazer a retificação.

Porém, antes de fazermos a retificação, a esposa dele resolveu fazer sua a declaração dela própria, e esqueceu de nos avisar. Acontece que ela constava como dependente da declaração do marido e não teve renda em 2022.

Agora quando tento transmitir a retificação do meu cliente, aparece uma mensagem de erro informando que não é possível transmitir pois a dependente já figura como titular em outra declaração.

Nesse caso tem como arrumar essa confusão ou somente retirando ela como dependente mesmo?

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 45 semanas Segunda-Feira | 16 outubro 2023 | 17:30

Mariana Prado da Costa, se a esposa já entregou, resta somente excluir ela dos dependentes e tudo que ela declarou que esteja na declaração do esposo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.