x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 165

Simples Nacional

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 39 semanas Segunda-Feira | 16 outubro 2023 | 13:57

Prezados, boa tarde, tenho uma sociedade unipessoal, vou receber valor de cliente na conta, tirar minha parte e mandar a dele para ele, tributo no regime de caixa, a parte do cliente, precisarei pagar o imposto, ou somente sobre o meu valor que vai ficar no caixa da empresa? e como coloco isso no livro caixa? como um pagamento/repasse de valor ?

E futuramente no IRPJ, como declaro este valor pago a terceiros?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 39 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 13:37

Boa tarde,

Eu não entendi.

Vc recebe um valor e devolve uma parte para o próprio cliente?

De qq forma, o correto, segundo os princípios contábeis, é necessário a empresa ter uma conta corrente bancária no CNPJ para não misturar os bens dos sócios com os bens da empresa.

Lei 11638/11

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
GUILHERME DE SOUSA

Guilherme de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 34 semanas Segunda-Feira | 20 novembro 2023 | 16:03

Boa tarde Daniel!

Pelo que entendi, vc recebeu um valor referente uma causa para um determinado cliente na conta da sua PJ, certo? Ai, desse valor vc recebe um percentual ou valor que será seu honorario e o restante repassará para o seu cliente. Então sua receita a ser tributada será somente a sua comissão (honorarios) que vc ira emitir uma nota fiscal desse serviço e tributar, o restante não é tributado por sua empresa, pois, não é seu.

Att.

Guilherme de Sousa
Contador

GUILHERME DE SOUSA

Guilherme de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 34 semanas Segunda-Feira | 20 novembro 2023 | 16:08

Boa tarde Daniel!

Pelo que entendi, vc recebeu um valor referente uma causa para um determinado cliente na conta da sua PJ, certo? Ai, desse valor vc recebe um percentual ou valor que será seu honorario e o restante repassará para o seu cliente. Então sua receita a ser tributada será somente a sua comissão (honorarios) que vc ira emitir uma nota fiscal desse serviço e tributar, o restante não é tributado por sua empresa, pois, não é seu.

Att.

Guilherme de Sousa
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.