x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.532

Multa por atraso na entrega da DCTF de MEI desenquadrado

Norma Silva

Norma Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 10:42

Cliente foi desenquadrado retroativamente do MEI em agosto de 2023 e consequentemente tive que transmitir as declarações Simples Nacional e DCTFWEB em atraso. Desde então, estou acompanhando a situação da empresa no portal e-CAC e até final de setembro apareciam multas MAED (referentes a DCTFWEB) em Débitos com Exigibilidade Suspensa - SIEF, porém agora, as multas aparecem em Débitos e Pendências. Creio que estas multas são indevidas. Correto? Se eu estiver certa, alguém poderia me auxiliar em como resolver esta situação?

Norma Silva

Norma Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 19:08

Sim Luiz. porém a empresa foi desenquadrada em agosto, RETROATIVAMENTE ao mês de janeiro, neste caso entendo que as multas não são devidas. Estou errada?

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 15:11

Norma Silva, 

Não tenho o conhecimento necessário para opinar, porém, tenho o mesmo entendimento que o seu, acho estranho o empresário ser penalizado (pagar multa) por faturar além do que estava previsto. Desse modo teria que ter uma bola de cristal para não optar pelo MEI e já iniciar no Simples. Alguns podem falar em planejamento tributário, mais é difícil se falar em planejamento, onde grande parte dos MEI (não desmerecendo a categoria) tem dificuldades até para emitir nota fiscal.

ALEX VIEIRA DA SILVEIRA

Alex Vieira da Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 6 horas Domingo | 24 novembro 2024 | 10:53

Também não concordo com isso, Como vou declarar uma dctf se não sei? Um cliente foi desenquadrado em Julho 2023 e estou com várias dctfs para entregar, acho que poderia ser cobrado a partir do desenquadramento, ou mesmo a partir da notificação, pq muitos |MEIs nem olham, agora vem a pancada e isso na minha opinião faz com que vários retornem a irregularidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.