x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.263

Multa por atraso na entrega da DCTF de MEI desenquadrado

Norma Silva

Norma Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 39 semanas Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 10:42

Cliente foi desenquadrado retroativamente do MEI em agosto de 2023 e consequentemente tive que transmitir as declarações Simples Nacional e DCTFWEB em atraso. Desde então, estou acompanhando a situação da empresa no portal e-CAC e até final de setembro apareciam multas MAED (referentes a DCTFWEB) em Débitos com Exigibilidade Suspensa - SIEF, porém agora, as multas aparecem em Débitos e Pendências. Creio que estas multas são indevidas. Correto? Se eu estiver certa, alguém poderia me auxiliar em como resolver esta situação?

Norma Silva

Norma Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 39 semanas Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 19:08

Sim Luiz. porém a empresa foi desenquadrada em agosto, RETROATIVAMENTE ao mês de janeiro, neste caso entendo que as multas não são devidas. Estou errada?

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 35 semanas Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 15:11

Norma Silva, 

Não tenho o conhecimento necessário para opinar, porém, tenho o mesmo entendimento que o seu, acho estranho o empresário ser penalizado (pagar multa) por faturar além do que estava previsto. Desse modo teria que ter uma bola de cristal para não optar pelo MEI e já iniciar no Simples. Alguns podem falar em planejamento tributário, mais é difícil se falar em planejamento, onde grande parte dos MEI (não desmerecendo a categoria) tem dificuldades até para emitir nota fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.