x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.890

Tributação sem emissão de NF

George

George

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Custos
há 1 ano Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 22:41

Prezados,

Tenho um dúvida em relação apuração dos tributos na seguinte situação:

Uma empresa enquadrada no simples Nacional, anexo 3, realiza "LIVES" no You tube, e durante a transmissão compartilha a chave PIX para que os participantes da live possam fazer doações voluntariamente, não há venda de produtos ou serviços, são doações voluntárias de pequenas quantias. No fechamento do mês é levantado o montante das doações arrecadadas e considerado como receita bruta do mês, apurando o PGDAS. O grande problema é que não há identificação dos doadores para que sejam emitidas notas fiscais.

A dúvida é se há uma desconformidade com a legislação na maneira que processo está sendo realizado, ou desde que os impostos estejam sendo apurados e pagos corretamente, não haverá problemas junto ao fisco devido a falta das notas fiscais?

Desde já agradeço!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Domingo | 22 outubro 2023 | 14:11

Boa Tarde,

Na declaração da Receita na apuração do Simples Nacional, não há obrigatoriedade da emissão da nota fiscal, o importante é declarar a receita como você já está fazendo.

O único cuidado que eu sugiro, é ter uma conta corrente em nome da empresa e separar bem as receitas da empresa com as receitas do sócio para não ter problemas com a declaração do imposto de renda no final do ano (CPF).

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Michel

Michel

Bronze DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 21 semanas Sábado | 23 novembro 2024 | 21:49

Tenho uma situação parecida porém sobre um SaaS que movimenta valores baixos de consumidores finais pessoa física (CPF) para o CNPJ do Simples de Anexo 3 - Serviços de Tecnologia via PIX.

É possível não emitir NFs dos PIX (dado que vieram de pessoas físicas) e declarar normalmente no simples nacional o movimento mensal total para emitir a DAS sem causar problemas fiscais?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 21 semanas Domingo | 24 novembro 2024 | 18:09

Michel, é possível, mas é necessário ter o CPF e nome completo e também avisar o cliente que será emitida a NF...talvez ela não queira..rs

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Michel

Michel

Bronze DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 19 semanas Sábado | 7 dezembro 2024 | 00:05

Obrigado pela resposta Telma!

Em relação aos dados do pagador pessoa física podemos verificar com o banco, a autorização do mesmo para emissão de possíveis NFs temos porém o volume dos valores baixos pode ser bem alto.

Nessa situação seria obrigatória a emissão da NF para o CPF de cada um por ter prestado o serviço de tecnologia mesmo que de forma virtual na modalidade de aluguel de software? Ou seria possível não emitir as NFs (ou emitir por exemplo uma NF de pessoa física sem CPF) e declarar apenas o movimento no simples nacional como se houvesse tido emissão de NFs? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade