x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 13

acessos 2.153

Dúvida sobre Preenchimento de DACON e DCTF

Simone Quatrin da Silva

Simone Quatrin da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 16:22

Li muito sobre este assunto, mas não consegui tirar minha dúvida então peço ajuda de vcs. Tenho uma empresa de Lucro Presumido no Regime Cumulativo que apresenta a seguinte situação: em abril teve um PIS de R$ 2,00 a pagar, em maio teve um PIS de R$ 3,00 a pagar, em junho teve um PIS de R$ 6,00 a pagar, neste mês que somei os três meses e paguei um DARF de R$ 11,00, minha dúvida é se fiz o preenchimento da DACON e DCTF corretamente, vou resumir o que foi feito, gostaria que vocês confirmassem se fiz correto e se não fiz me apontassem qual seria a forma correta:
- DACON ABRIL: preenchi o faturamento e o programa calculou automaticamente o valor do PIS de R$ 2,00;
- DACON MAIO: preenchi o faturamento e o programa calculou automaticamente o valor do PIS de R$ 3,00;
- DACON JUNHO: preenchi o faturamento e o programa calculou automaticamente o valor do PIS de R$ 6,00;
- DCTF ABRIL: preenchi o valor do débito de R$ 2,00 e não preenchi o pagamento da DARF;
- DCTF MAIO: preenchi o valor do débito de R$ 3,00 e não preenchi o pagamento da DARF;
- DCTF JUNHO: preenchi o valor do débito de R$ 6,00 e preenchi o pagamento do DARF no valor de R$ 11,00, mas no campo "valor pago do débito" coloquei o valor de R$ 6,00.



Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 18:12

Eu faço diferente, estaria errado?

Eu não jogo débito de valor que não gera DARF, ou seja, quando dá 6,00 de de´bito, na competência não jogo nada, e no mes seguinte se der 5,00 de débito, eu somo os dois que daria 11,00 reais, jogo débito e crédito.

Mesmo por que quando fui tentar fazer igual nossa amiga Simone, o sistema não aceitava colocar crédito maior que débito.

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 20:23

Paulo, a melhor maneira de demonstrar é esta descrita pela Simone. Dá uma olhada no ajuda do programa, pois é isso mesmo que ele indica. Você tem que informar os débitos nos meses corretos e demonstrar através da DCTF o que ocorreu.

Simone Quatrin da Silva

Simone Quatrin da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 15:28

Meus queridos Colegas

Muito obrigada pelas respostas, são tantas situações diferentes que acontecem no nosso dia-a-dia que as vezes fico pensando se estou fazendo corretamente tais procedimentos, que bom que desta vez estava tudo certo, mais uma vez agradeço a atenção de todos.

ANA RAQUEL

Ana Raquel

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 15:01

Boa Tarde pessoal!
A esse respeito de preenchimento da Dacon tenho uma situação diferente e queria a ajuda de vcs colegas.
A empresa até dezembro foi tributada no lucro presumido, porem em janeiro fez a opçao pelo simples nacional. Duvida:
Nesta versao 2.5 ha uma opção "Inclusão no Simples nacional" marco esta opçao na Dacon 12/2011 , já que seria a ultima declaração como lucro presumido, ou envio uma Dacon 01/2012 para marcar esta opção??

Desde já agradeço a atenção de vcs!

Att,

Ana Raquel

"O coração do homem pode fazer planos , mas a resposta certa dos labios do senhor vem." PV 16.1
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 20:16

Boa noite Ana,

Você deve simplesmente transmitir o DACON, a DCTF e a DIPJ referentes ao período em que empresa obedecia as regras da tributação pelo Lucro Presumido (até 31/12/2011) sem mencionar qualquer mudança.

A partir de 01/01/2012 para todos os efeitos a empresa será tributada pelo Simples Nacional e deverá obedecer as regras que regem esta sistemática, inclusive as Declarações.

...

ANA RAQUEL

Ana Raquel

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 08:45

Bom dia Saulo, obg pela a atenção em me responder!
Entao eu nao marco a opção " inclusao no simples nacional" que ha na Dacon ??


Att,
Ana Raquel

"O coração do homem pode fazer planos , mas a resposta certa dos labios do senhor vem." PV 16.1
ANA RAQUEL

Ana Raquel

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 11:49

Mas uma vez obg pela disponibilidade em me responder!
Tenha um bom dia!


Att,

Ana Raquel

"O coração do homem pode fazer planos , mas a resposta certa dos labios do senhor vem." PV 16.1
ANTONIO SOARES DOS SANTOS

Antonio Soares dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 11:55

colegas seguinte tenho um cliente que possui 30 filiais, e nenhum movimento de contribuições a informar na dctf portanto faremos somente a dctf de deze,bro2011 informando que nao houve movimeno nos meses anteriores, a minha duvida é se tenho que fazer para todas as demais filiais ou somente na matriz. a matriz é orgão publico estadual. ficarei grato pela informação e muito obg a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.