x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 13

acessos 2.713

dcft/dacon/ impressão

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 16:31

Caros colegas, como a dacon e dctf ficaram mensal, gostaria de saber o que estão fazendo para guardar todas essas declarações. Estão imprimindo? Deixando só em arquivo magnético? Porque se for imprimir tudo isso, dificil será lidar com tanto arquivo, vejam o caso dos arquivos da Sefip. Grato a todos.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 17:05

Nós imprimimos as DCTFs em orientação paisagem, duas folhas por página, frente e verso. Assim, uma folha comporta 4 páginas. E salvamos os arquivos de transmissão e recibo na rede, caso seja necessário retificar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 17:53

Cara Isis D Avila, faço isso tb com as Sefips, falo da impressão, pq por mais economica que seja a idéia do colegaValdenio Henrique Rabelo, se tivermos que entregar uma empresa já viu a correria. Vou fazer isso, imprimir em 4 paginas, pq queira ou nao, o cliente quer o arquivo se for sair.obrigado.

Reinaldo de Oliveira Pereira

Reinaldo de Oliveira Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 20:17

Gostei da idéia do SEFIP em paisagem. Passei a adotar isto a partir de janeiro de 2011. Atualmente imprimo e salvo em PDF.

Quando a DCTF imprimo apenas o recibo e deixo as declarações no próprio sistema. Quando preciso, só restauro back up. Mas estou considerando gerar PDF das declarações. Imprimir tudo, ao contrário da SEFIP que é mais exigida, acho muito caro e toma muito tempo.

Por fim, acho que, no contexto atual o melhor seria salvar TUDO em pdf e tratar de cuidar de backups em locais seguros e diferentes.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 20:19

Carlos, mas esta idéia do Valdenio é boa. No caso, se for entregar a empresa, basta enviar os arquivos em pdf... Mas o ideal são pelo menos 2 lugares, pen drive, hd externo, dvd, fazer um backup de tempos em tempos. Eu sou das antigas e só acredito que foi transmitida olhando o recibo impresso :)
Temos este procedimento de salvar em pdf para as perdecomps, já que os arquivos de transmissão não são importados de uma versão pra outra, então fica mais fácil de achar as declarações. Como os nossos papéis de trabalho para DCTF e DIRF são em excel, quando precisamos ver o que foi declarado, consultamos no excel.

S.Muller

S.muller

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 10:48

Olá colegas,
faço um arquivo de imagem das DCTFs e Dacons e Tbm gero uma cópia de segurança, no final do ano vou passar para um dvd.
Apenas imprimo os recibos.

A DIPJ e o IRPF tbm gero um arquivo de imagem (PDV OU Microsoft Office Document image Writer), quando preciso mandar para bancos ou
fornecedores, então faço por e-mail.

Só iriei imprimir quando for necessário(solicitado).
tem funcionado bem.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 11:47

Gostei da idéia de Shirley Muller, vc acaba tendo algo para entregar ao clientes caso seja necessário sem gastar papel e sem precisar arquivar.

Reinaldo de Oliveira Pereira

Reinaldo de Oliveira Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 11:58

Concordo com a boa idéia da Shirley, mas, como eu havia escrito acima, acho interessante salvar tudo em formato PDF já que este abre em quase 100% dos sistemas.
Se você gerar um arquivo no formato "Microsoft Office Document Image Writer" com certeza ele não abrirá, por exemplo, no Banco do Brasil que usa Linux em suas máquinas.

Para gravar em pdf uso o programa "CUTE PDF WRITER" .

Quanto a cópia em DVD é válida, mas tem de ter muito cuidado com a mídia pois, em passado recente, gravei um monte de backup em DVD, mas, por algum motivo, a mídia não era mais lida em nenhum computador.

Hoje em dia uso HD externo, HD de computadores, ou algo mais seguro para guardar backups.

Abraço a todos!

S.Muller

S.muller

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 14:22

Reinaldo é sempre bom trocarmos ideias!
claro que é melhor salvar tudo em PDF, mas na correria não havia tido tempo de procurar um software que eu pudesse fazer isso.
Vou tentar usar a sua sugestão, o " cute PDF Writer" é um software gratuito, será que eu consigo baixar???

Reinaldo de Oliveira Pereira

Reinaldo de Oliveira Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 14:35

Sim Shirley, é gratuito e o baixei no site "Baixaki". Acabei de pesquisar no Google e a primeira opção é da próprio cute pdf, que está em inglês. Mas, mais abaixo tem a opção do "baixaki".

Pode baixar que é gratuito e confiável (uso ele há alguns anos). Quanto instalado ele funciona como se fosse mais uma impressora no PC. Quando você for imprimir e escolhe-lo, vai aparecer um pedido para você dar o nome do arquivo e o lugar de salva.

Muitos clientes nossos, principalmente que usam internet banking, só me enviam os comprovantes convertidos em PDF por este programa.

Superútil e, pelo menos para mim, trouxe ganhos em produtividade e economia em impressora e papel.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.