x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 188

IRPJ/CSLL Lucro Real Mensal

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 38 semanas Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 19:04

Boa noite pessoal. Estou com uma dúvida com relação a apuração do Lalur. A apuração é feita mensalmente pelo balancete. Meu cliente pagou IRPJ e CSLL em duplicidade. Posso simplesmente adicionar esses valores no Lalur reduzindo o valor do imposto do mês seguinte, considerando esse pagamento como uma antecipação? Ou devo fazer um PERDCOMP para compensar esse valor no imposto? Como devo proceder?

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 38 semanas Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 19:24

Retifique a DCTF do período em que ocorreu o pagamento duplicado informando os dois pagamentos para ficar um como crédito. Depois utilize o PER/DCOMP para solicitar a compensação dos valores pagos a mais.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 38 semanas Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 19:34

Oi Alves, boa noite. Obrigada pelo retorno. Só pra esclarecer, de acordo com sua resposta, esse valor não pode ser considerado como imposto pago antecipado, certo? Pois dessa forma não refletiria a apuração real do balancete. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.